Por que razão é o disco rígido a drive ‘C:’ e não a ‘A:’ ou ‘B:’?

De certeza que já ouviu falar do tradicional “Format C:“, ou similar, quando alguém se quer referir a qualquer modificação na drive de armazenamento principal do seu Sistema Operativo.

Mas isto levanta uma questão para alguns dos utilizadores mais novos ou menos atentos… Porque razão o disco rígido principal é sempre a drive C:? Porque não A: ou B:? Afinal de contas, nos PCs que têm apenas um disco, não faria sentido começar com a primeira letra do alfabeto?

Pois bem, isto tem uma explicação muito simples!



Por que razão é o disco rígido a drive ‘C:’ e não a ‘A:’ ou ‘B:’?

drive c

Portanto, foi assim que os Sistemas Operativos foram pensados, tendo em conta o tipo de formatos físicos que existiam na altura. Ou seja, à exceção de algumas versões iniciais do MS-DOS, o Sistema Operativo escolhe sempre uma letra para cada drive, consoante o algoritmo em baixo:

  • A letra A vai para a primeira drive floppy disk (drive 0), e a letra B: vai para a segunda drive floppy disk (drive 1), se estiverem presentes no sistema.
  • Atribuição de uma letra (a começar pelo C), para a primeira drive (ou partição) primária ativa de armazenamento. (Onde está instalado o Sistema Operativo).
  • Todas as letras subsequentes são atribuídas às restantes drives que apareçam no sistema. (Com prioridade para as drives de armazenamento)

Ou seja, muito resumidamente, a drive principal apresenta a letra C:, porque as letras A: e o B: estão reservados para as drives responsáveis pela leitura das velhinhas disquetes. O que é uma disquete? Isso já é uma conversa muito nostálgica para termos aqui. Mas pode ler um dos artigos em cima para ter uma ideia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também