Há muitos anos atrás, o Rotten Tomatoes nasceu como um simples agregador de críticas de cinema, ao mesmo tempo que foi capaz de evoluir para ser o maior rival do iMDB. Pois bem, hoje é o selo mais poderoso de Hollywood, capaz de decidir até o sucesso de um filme antes de este estrear. Mas há um problema!
As pontuações estão a subir de forma um pouco estranha, o selo de recomendado do site começa a aparecer nos trailer, e por isso mesmoo, a confiança do público começa a tremer.
O selo “Certified Fresh” perdeu valor?
Durante anos, o Tomatometer foi um bom guia. Bastava ver a percentagem e perceber se valia a pena comprar bilhete. Mas agora quase tudo aparece como “Certified Fresh”.
Infelizmente, se antes isto significava qualidade, hoje parece apenas mais uma ferramenta de marketing colada a qualquer blockbuster. Dá até a ideia de que é uma negociata como tantas outras.
O momento em que tudo mudou?
Em 2016, o Rotten Tomatoes foi comprado pela Fandango, gigante da bilheteira online controlada por estúdios como a NBCUniversal e a Warner Bros. A partir daí, as pontuações começaram a subir. Coincidência? Talvez não.
Afinal, quando quem vende bilhetes também controla o medidor de qualidade, há sempre margem para puxar a balança para um dos lados.
Mais críticos? Sim, mas menos exigência.
Outra mudança foi o aumento do número de críticos aprovados. Passámos de cerca de 40 para mais de 70 por filme, incluindo bloggers, sites independentes e até rádios locais.
O problema é que muitos não têm o mesmo peso ou experiência dos críticos tradicionais, mas contam da mesma forma para o Tomatometer. Isso infla as pontuações sem que os filmes tenham, de facto, melhorado.
Manipulação disfarçada de diversidade
A expansão foi justificada como forma de trazer mais representatividade, mais vozes femininas, mais diversidade étnica e cultural. O objetivo até pode ser válido, mas na prática abriu espaço para os estúdios explorarem o sistema.
Há agências de comunicação que procuram ativamente os críticos mais acessíveis, garantindo críticas positivas que empurram os números para cima.
Ainda dá para confiar?
O Rotten Tomatoes ainda serve para medir qualidade, ou tornou-se apenas mais uma ferramenta de promoção de Hollywood? Ainda o usas? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!