Se és cliente MEO e acumulas pontos MEOS, convém leres isto antes de te entusiasmares com “descontos” em smartphones, televisões ou eletrodomésticos. Todos nós sabemos que estes sistemas de pontos já não são aquilo que foram em tempos. Mas… Chegar ao ponto em que, na prática, dinheiro negativo? Não é exagero! É factual.
Além de valer pouco ou nada, os pontos MEO também têm um outro problema bem escondido nas letras pequenas.
Pontos MEO (MEOS) valem… dinheiro negativo? Além disso, fidelizam?
Isto não acontece em todos os produtos, mas em algumsa compras, usar MEOS para comprar determinados produtos pode renovar automaticamente a tua fidelização. Ou seja, se já estavas a contar os dias para te livrares do contrato, gastar os pontos pode atirar-te mais um ou dois anos de “prisão” sem sequer te aperceberes.
Isto não acontece apenas na MEO. A Vodafone tem um sistema semelhante com o Clube Viva, que também pode prolongar contratos quando usas pontos para comprar telemóveis. Em alguns casos, os clientes só se apercebem depois de já estarem presos ao operador por mais 18 ou 24 meses.
A matemática também não ajuda.
Muitas vezes, a “poupança” em euros não compensa a fidelização. Ora lhe para o exemplo em cima, em que uma trotinete fica mais cara com pontos.
Devido a estas e outras, há quem opte por gastar os pontos em doações ou acessórios mais baratos para evitar cair na armadilha.
No fim, o que devia ser um bónus de fidelização acaba por ser mais uma ferramenta para te manter preso. Serve essencialmente para perder dinheiro.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!