Polos da Terra podem mudar rapidamente. Catástrofe à vista?


Por em

Uma das grandes razões pelas quais a vida prospera na Terra é porque o nosso planeta está protegido por alguns fenómenos muito especiais que são na grande maioria das vezes imperceptíveis. Um deles é o campo magnético que nosso planeta cria e que faz muito mais do que indicar numa bússola onde fica o norte.

É por esse motivo que um novo estudo fornece razões para ficarmos preocupados. É que uma investigação que foi agora divulgada refere que os polos do planeta podem de facto mudar e fazê-lo muito mais rapidamente do que se pensava anteriormente. Num artigo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, os investigadores afirmam que encontraram evidências de que os polos da Terra mudaram rapidamente no passado, e se isso acontecer de novo, poderá causar uma calamidade global.

O estudo, conduzido por cientistas da China, Austrália e Taiwan, revela descobertas que nos chegam de um lugar inesperado: uma caverna. As estalagmites de uma caverna subterrânea na China forneceram um registo bastante preciso das mudanças magnéticas que ocorreram na Terra ao longo de um período de 16.000 anos a partir de cerca de 107.000 anos no passado.

Os cientistas acreditam que os dados recolhidos revelam que o campo magnético da Terra mudou ao longo de apenas algumas centenas de anos. Esta mudança de polaridade é muito mais rápida do que os cientistas imaginaram. As estimativas anteriores davam conta que seriam necessários vários milhares de anos para que os polos mudassem. Esta é uma má notícia para as espécies dependentes de tecnologia … ou seja nós.

Quando os pólos se deslocam, o campo magnético da Terra enfraquece significativamente. Os cientistas teorizam que a força do campo magnético poderia diminuir em até 90%, o que teria um impacto incrível na eletrónica e nas redes elétricas das quais dependemos todos os dias.

Hoje, mesmo com o campo magnético da Terra na sua força total, o clima solar pode representar uma ameaça aos sistemas sensíveis. Os raios solares podem danificar permanentemente equipamentos de comunicação e causar danos muito caros. Se o campo de proteção da Terra enfraquecer em 90%, os investigadores afirmam que os danos poderão chegar aos trilhões de dólares, já para não falar de um impacto significativo na vida moderna.

Leia também

Ou veja mais notícias de Ciência, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

NVIDIA RTX – Lista dos primeiros jogos a suportar ‘Ray Tracing’ e ‘DLSS’!

Uma das novas características do Gmail vai chegar a mais aplicações!

Seguinte