A DIGI veio mudar muita coisa no mercado Português, ao trazer preços baixos, num serviço que ainda não está no topo da qualidade possível, mas que está a crescer de forma muito interessante e sustentada.
Dito tudo isto, uma nova polémica está a agitar o mercado das telecomunicações em Portugal.
Caso não saiba, ao longo dos últimos dias, vários clientes da DIGI têm relatado que deixaram de conseguir aceder ao MEO Go, o serviço de streaming online da MEO. De facto, a situação arrasta-se desde o início de Outubro e, até agora, nenhuma das operadoras apresentou uma explicação clara.
Mas… Fica a ideia de que a MEO está a bloquear o acesso a clientes DIGI.
O problema começou há mais de uma semana.
Portanto, as queixas começaram a surgir por volta do dia 7 de outubro, quando utilizadores da DIGI perceberam que o MEO Go simplesmente deixou de funcionar nas suas ligações de internet. Mas, continuava a funcionar em outras ligações.
Dito isto, ao contactar o apoio técnico da MEO, alguns clientes receberam a resposta de que o problema seria “culpa do fornecedor de internet”. Ou seja… Da DIGI.
Claro que, se o serviço funcionava com outras ligações à Internet, vários consumidores tentaram com o uso de uma VPN, e óbvio, tudo voltou a funcionar. Ou seja, o problema não é da Internet, mas sim do identificador de quem a fornece.
Bloqueio intencional?
Nas redes sociais e no Reddit, as hipóteses multiplicam-se, e claro, há quem já aponte o dedo a… Bloqueios internacionais.
Ou seja, há quem acredite que a MEO está a bloquear o acesso de forma deliberada, numa tentativa de dificultar a vida aos clientes que continuam a usar o serviço de TV da MEO, mas mudaram o serviço de internet para a DIGI. Algo muito comum, porque apesar do facto de a fibra ainda ter uma cobertura muito frágil, a realidade é que no lado do 4G e 5G, a DIGI rebenta a concorrência no preço, dados móveis, e está cada vez melhor no lado da cobertura.
Mas… Também é possível que o problema seja mesmo da DIGI. Ou seja, a DIGI, que ainda continua a melhorar a sua infraesturtura, poderá estar a encaminhar o tráfego através de endereços IP fora da União Europeia, possivelmente na Turquia.
Se for o caso, o MEO Go pode estar a interpretar o acesso como vindo de um país estrangeiro e, por isso, ativaria as restrições geográficas de transmissão.
Isto não faz sentido…
A culpa estará no lado de “alguém”, mas mais uma vez, isto mostra que as operadoras continuam a jogar um jogo estranho e até irritante.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!