Não sou de todo o maior fã da Sony PlayStation Portal como conceito. Afinal, é uma espécie de consola portátil, mas ao mesmo tempo não é capaz de cumprir essa missão em pleno. Tudo isto porque é no fundo apenas um aparelho de streaming que precisa do poder de processamento da PlayStation 5. Ou melhor, é um aparelho que serve apenas para correr a aplicação Remote Play que já existe no mercado há vários anos, e pode ser instalada em qualquer smartphone ou tablet Android/iOS.
Ainda assim, apesar de tudo isto ser verdade, a consola cumpre o seu propósito original. Além disso, chega ao mercado a um preço bastante apelativo (219€)… Sendo por isso mesmo um enorme sucesso!
PlayStation Portal não é uma consola a sério. Mas esgotou!
Acredito muito honestamente que a Portal é uma desilusão para os verdadeiros entusiastas do mundo Sony PlayStation. Especialmente quando temos em conta que esta gigante do mercado já produziu duas consolas portáteis incríveis (PSP e PSVita).
Porém, apesar de todas as suas limitações, é também um produto que vem resolver um dos grandes problemas do gaming mobile moderno.
Afinal de contas, nesta altura do campeonato, a grande maioria da “jogatana” fora de casa acontece no smartphone e não numa consola portátil. (Basta olha para o sucesso de jogos como Clash of Kings, CoD Mobile, Fortnite, entre outros!)
Sendo exatamente por isso que tivemos (e continuamos a ter) um grande investimento em jogos simples mas divertidos, e claro, um outro (possivelmente ainda maior) investimento em serviços de streaming.
- Afinal de contas, se é possível enviar um jogo AAA na sua qualidade máxima para um ecrã, qualquer ecrã… Não há como não apontar para o smartphone como o futuro dos videojogos.
Mas… A realidade é que a grande maioria dos interessados no gaming via streaming não quer prescindir do seu smartphone para jogar.
As pessoas querem manter-se contactáveis, querem ir às redes sociais ver memes durante os tempos de loading, e claro, não querem comprometer a autonomia da bateria do seu aparelho computacional de eleição do dia-a-dia… O smartphone!
A PlayStation Portal resolve o problema! É um aparelho que não precisa do smartphone para nada, é razoavelmente barato (219€), e é até visualmente interessante. Sendo exatamente por isso que a “consola” esgotou em todo o lado… EM APENAS 2 DIAS!
Nem a Sony esperava este sucesso, especialmente depois de muito feedback negativo antes do lançamento do produto, e até durante o período de análise do mesmo.