Terça-feira, Setembro 16, 2025

PlayStation e Xbox a acordar, mas não será tarde demais?

Contra a expetativa de muito boa gente, a Nintendo Switch 2 chegou, vendeu 3,5 milhões de unidades em quatro dias e deixou Sony e Microsoft de boca aberta. Os preços aumentaram, os jogos que chegam com a consola não são nada de especial, mas o sucesso tem sido tremendo.

Curiosamente, foi preciso isso acontecer para ambas finalmente começarem a abrir a boca sobre a nova geração de consolas.

Mas depois de anos a arrastar os pés e lançar promessas a meio-gás, será que alguém ainda está com paciência para esperar? A atual geração de consolas é considerada por muitos como a pior até ao momento.

Sony fala em PS6… mas não diz nada

ps6

O CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, veio dizer que o futuro da PlayStation está “no topo das prioridades” e que estão a explorar “novas formas de envolver os jogadores”. Nada de concreto. Nada de datas. E claro, nada de hardware. Só mais um daqueles discursos vagos, que parecem mostrar algo, mas a essência é o vazio.

O que pode até ser normal, porque a atual geração começou lenta, ainda não parece ter chegado ao pico de forma, e como tal, a PS6 só deverá chegar ao mercado lá para o final de 2028, isto se não for 2029.

Mas, enquanto a Sony prefere uma estratégia recatada, a Microsoft parece ter mais vontade de recomeçar tudo.

Xbox reage com parceria com a AMD

A Microsoft, por outro lado, foi mais direta.

consolas sem leitor de discos: uma poupança que pode sair cara

Confirmou uma parceria multi-anual com a AMD para desenvolver os chips da próxima geração de consolas. Sim, no plural. Fala-se de consolas, portáteis, acessórios e tudo o que vier à rede. Mas, mais uma vez, faltam datas.

Porém, enquanto no lado da Sony se fala em 2028 ou 2029, os rumores mais recentes apontam para um possível lançamento já em 2026. Já para o ano!

Se isto se confirmar, a Xbox pode até adiantar-se à Sony na próxima corrida. Mas será que vai fazer alguma diferença? Depois de uma geração marcada por promessas de “o maior salto técnico de sempre” e uma falta de jogos que envergonha qualquer histórico da marca, é difícil acreditar só porque agora disseram “AI” e “experiência imersiva”.

A PS5 e a Xbox Series X chegaram com promessas de revolução e acabaram por ser atualizações tímidas. Consolas presas a jogos intergeracionais e à falta de identidade própria. Infelizmente, além de preços absurdos, as mid-gen (como a PS5 Pro) só servem para baralhar ainda mais os consumidores e criar a ilusão de progresso.

Entretanto, a Nintendo, com hardware mais fraco e sem 4K, está a comer terreno com uma estratégia clara e jogos que realmente vendem consolas. Pode não ser a mais potente, mas é a que sabe o que está a fazer.

Sony e Microsoft que se cuidem. Porque se a nova geração for apenas mais do mesmo, mas com IA no meio, o público pode muito bem começar a procurar alternativas. Podemos estar perante uma mudança nas regras do jogo como nunca antes se viu.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙