PlayStation 5 Pro vai ser um “teste” para a PlayStation 6!

Como estamos fartos de dizer, é muito provável que a PlayStation 5 Pro seja uma realidade já em 2024, com um lançamento marcado para Outubro ou Novembro deste novo ano. Mais concretamente, o lançamento deve acontecer na altura em que a PS5 faz 4 anos de mercado, e a PS5 Slim tem o seu primeiro aniversário.

Dito tudo isto, pessoalmente, até há muito pouco tempo, não percebia o porquê deste lançamento… Afinal, para quê lançar uma “nova” consola? Que no fundo não vai acrescentar grande coisa ao mercado, visto que todos os jogos vão ter de continuar a ter como base de desenvolvimento a PS5 de 2020 e não a PS5 Pro de 2024.

Isto é especialmente verdade numa geração que não deverá ser capaz de aguentar os normais 7 anos de ciclo de vida. Aliás, até já temos rumores a apontar para uma Microsoft pronta a lançar uma nova consola já em 2026!

Pois bem, ao que tudo indica, a Sony quer lançar uma PS5 Pro de forma a testar uma nova forma de desenvolver e processador jogos!

PlayStation 5 Pro vai ser um “teste” para a PlayStation 6!

ps5 Pro

Portanto, da mesma forma que a PSP foi um teste para as novas funcionalidades e defesas do Sistema Operativo da PS3, a PS5 Pro deve ser uma forma de testar as funcionalidades e capacidades de nova geração que a Sony quer trazer para o mercado com a PlayStation 6 (PS6).

Porquê? Bem, a nova consola da Sony vai, segundo os mais recentes leaks, trazer processamento local baseado em Inteligência Artificial! Tudo graças a hardware dedicado.

Na minha opinião, além de local, acredito que a Sony também vai tentar algum processamento híbrido, ou seja, passar algum processamento para os seus servidores na nuvem, também em preparação para um futuro não tão distante quanto isso.

O que significa tudo isto?

ps5, PlayStation 5, PlayStation 5 a fazer barulho

Bem, segundo as informações que chegaram à Internet relativamente a Marvel’s Wolverine, uma destas capacidades IA está no upscalling automático de resolução sem impacto na qualidade de imagem. Ou seja, uma forma de aumentar o número de FPS, com Ray-Tracing e muitas outras tecnologias à mistura, sem depender apenas e só de força de processamento a vir do CPU e GPU.

Isto deve ser feito com o acréscimo de um NPU ao SoC da consola! Um processador que além disso deverá ainda contar com um aumento na frequências nos núcleos de CPU Zen 2, e claro, um aumento muito significativo no seu poderio gráfico, graças à implementação de um maior número de núcleos de GPU agora baseados na arquitetura RDNA 3 em vez da mais “velhota” RDNA 2.

Porém, esta consola vai muito provavelmente ser demasiado cara para ser um sucesso, com vários rumores a apontar para preços entre os 600€ e 700€.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Quer uma PS5 Pro? Ou nem está a equacionar comprar uma PS5? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também