Como estamos fartos de dizer, apesar de fazer pouco sentido no grande esquema das coisas, especialmente agora que a Sony tem virtualmente zero concorrência no mercado, visto que a Xbox parece ter desistido de vários mercados, como é o exemplo do Europeu. A realidade é que a PS5 Pro vai mesmo ser uma “cena” no mercado, seja no final de 2024 ou início de 2025.
Qual é a diferença? Pois bem, apesar do facto de os núcleos do CPU serem quase exatamente os mesmos, existem muitas surpresas que, com o software certo, vão fazer maravilhas pela performance da nova consola da Sony.
PlayStation 5 Pro não é 2x mais poderosa. Mas vai parecer!
Portanto, apesar do facto de a consola não ter grandes atualizações no campo do CPU, nem da memória RAM, a realidade é que a versão Pro da PS5 vai sentir-se bastante mais rápida, e por isso muito mais interessante nesta geração que tem vindo a falhar em ir de encontro às expetativas dos jogadores.
Estamos a falar das maravilhas que a arquitetura RDNA 4 da AMD vai trazer, ao mesmo tempo que também temos de falar da tecnologia de upscalling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution).
De forma mais concreta, dependendo do jogo, a consola vai ser capaz de oferecer um aumento na performance real de mais ou menos 40% ou 50%, ao mesmo tempo que a tecnologia PSSR vai trazer outros 40% ou 50%.
Tudo no máximo, estamos a falar de um aumento de 100% em performance.
Óbvio que, da mesma maneira que em alguns jogos não consegue perceber algumas das diferenças que existem entre a versão PS4 e PS5 do mesmo jogo. O mesmo vai acontecer na PS5 e PS5 Pro. Vamos ter jogos mais dependentes do CPU que não vão ser capazes de tirar partido de todas as novidades, e vamos também ter alguns jogos, de estúdios fora do domínio da Sony, que pura e simplesmente não vão ter recursos para aproveitar a melhoria de performance. Afinal de contas, o denominador comum vai ser sempre a PS5, e não a PS5 Pro. Aliás, já existem mais de 60 milhões de consolas PS5 vendidas, e como tal, esta é a consola principal para qualquer estúdio.
Ainda assim, a Sony está a esforçar-se para que todas as melhorias sejam muito fáceis de implementar. O que por sua vez deverá resultar em jogos capazes de apresentar Ray-Tracing de níveis mais elevados, resoluções mais altas, e claro, 120Hz sempre presentes.
Vale ainda a pena salientar que a PS5 Pro vai ser a melhor plataforma para jogar GTA 6. Sendo esta a grande ferramenta de marketing da Sony para vender a consola em 2024 ou 2025.
Antes de mais nada, está convencido com a PS5 Pro? Ainda tenho algumas dúvidas! Para mim, só valerá a pena se a PS5 Slim baixar de preço, e a PS5 Pro se encaixar no preço atual da PS5 atual. Caso contrário, ter uma PS5 Pro ainda mais cara que a PS5 atual… Vai ser complicado.