Atenção! Prepare-se para a Playstation 5 mais fina de sempre!

A PlayStation 5 da Sony é sem dúvida uma das maiores consolas que esta empresa já fez. Estou a falar de poder, mas essencialmente de dimensões. Mas e se lhe dissermos que há uma PS5 que tem apenas 2 cm de espessura e que ainda tem a vantagem arrefecer a água? Vamos então olhar para a PlayStation 5 mais fina de sempre!

Atenção! Prepare-se para a Playstation 5 mais fina de sempre!

É verdade que não nasceu pelas mãos da Sony, mas sim pelo entusiasta Matt do site DIY Perks. Lembro que a PS5 standard tem uma grossura a rondar os 10 cms. No entanto, ele conseguiu colocá-la com 2 cm o que é sem dúvida um grande feito. PAra o conseguir ele teve de recriar o sistema de arrefecimento e de realojar a fonte de alimentação. Seja como for parece que valeu a pena.

- Advertisement -

PlayStation 5 mais fina

Grande parte da dimensão da PS5 deve-se aos dissipadores de calor que impedem que os componentes de sistema sobreaqueçam. Assim que eles são retirados percebemos que a motherboard da consola é muito fina. Claro que estes componentes têm de ser arrefecidos, ou caso contrário transformavam-se em fumo em alguns segundos.

Para este efeito Matt virou-se para o arrefecimento a água. Mas ainda assim este sistema ocupa espaço. Como tal ele teve de fabricar um sistema personalizado de três camadas feito em cobre para manter tudo fresco.

Building the WORLDS FIRST PlayStation 5 slim

O produto final pode não parecer tão bonito como a PS5 verdadeira. Ainda assim, tem um aspeto muito interessante e para além disso é pequeno. Entretanto também foram utilizados espaçadores e massa térmica para ajudar a remover o calor dos chips secundários que também aquecem.

Outro desafio foi a fonte de alimentação. A Sony montou-a dentro da consola. No entanto, para conseguir uma consola mais fina ele optou por outra externa. Assim, garante-se que a consola fica mesmo fina.

A caixa que acomoda a fonte de alimentação também serve de casa ao radiador e à bomba do sistema de arrefecimento.

Entretanto criou-se uma tampa personalizada e mais tarde poliu-se. Depois o sistema foi ligado e mediu-se se ficava tão fresquinha como uma PS5 original. No entanto, depois o desastre aconteceu porque ele tinha bloqueado sem querer a entrada do radiador! No entanto, ele tinha outra PS5 e utilizou os componentes internos para montar novamente o sistema, colocou sensores térmicos e tudo já correu bem.

O sistema de arrefecimento a água deixa a PS5 ainda mais fresquinha, algo que era esperado. Isto numa espessura mínima.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.