Não é novidade para ninguém que, apesar dos avultados investimentos da Microsoft em estúdios de desenvolvimento de renome, e até da estratégia de lançar duas consolas diferentes, a preços também eles diferentes, a Sony está a ganhar ao intervalo por uma autêntica goleada.
Afinal, em 2024, altura em que já só se fala da PS5 Pro, e na realidade daquilo que deverá chegar ao mercado na nova geração de consolas. Se formos olhar para os gráficos de vendas… A coisa está negra para a Xbox.
PlayStation 5 vendeu mais do dobro face à Xbox Series S/X
Pois bem, na realidade, a Sony sempre levou a Microsoft de vencida em todas as gerações em que ambas participaram. Sim, a coisa correu um bocado mal para a Sony com a PlayStation 3, mas até no final dessa geração, a gigante Japonesa levou a taça para casa com uma vantagem de 7.5 milhões de consolas vendidas a mais.
Ou seja, ver a Sony à frente da Microsoft não é novidade. Porém, ver a Sony tão longe da Microsoft é!
De forma mais concreta, segundo os últimos dados do mercado, a PlayStation 5 já vendeu cerca de 61.7 milhões de unidades, isto enquanto ambas as versões da Xbox ficaram pelas 28.3 milhões de unidades vendidas.
Sim, é verdade que a Sony também tem versões diferentes da sua PS5 no mercado. Porém, enquanto a PS5 Pro não chega de forma oficial, todas elas oferecem o mesmo exato nível de performance. Isto não acontece no lado da Xbox.
Qual é a razão para esta diferença?
Difícil dizer, especialmente porque as consolas Xbox também perderam para a “velhinha” Nintendo Switch. Mas, tudo indica que a estratégia foi mal montada, com muito marketing a apontar para a performance superior da Xbox Series X, porém, sem jogos no mercado capazes de a aproveitar.
Sony a ganhar, mas o resultado final não vai ser positivo!
A PlayStation pode estar no topo do mundo com 61,7 milhões de unidades vendidas. No entanto, com as suas recentes decisões relativas à PlayStation 5 Pro, é cada vez mais provável que não venham a ser vendidas tantas consolas como nas gerações anteriores.
A PS5 Pro é demasiado cara para aquilo que oferece, isto ao mesmo tempo que transforma a PS5 em algo “antigo” e por isso indesejado ao preço que está.
Esta geração deve terminar em 2027 ou 2028. Isto se a Microsoft não resolver lançar algo antes, coisa que já foi mencionada em alguns leaks interessantes.