PlayStation 5: cinco questões que a Sony vai ter de responder!


Por em

A PlayStation 5 (PS5) ainda está a muitos meses de distância. No entanto, isto não impede que já existam diversas questões na cabeça dos utilizadores. É que apesar de já sabermos ou calcularmos algumas coisas, como o suporte para 8K, há muitas outras dúvidas que estão em cima da mesa. Falta saber, ao certo, que funcionalidades estarão disponíveis e como a maioria delas vão funcionar.

Os jogos que serão conhecidos na altura do lançamento

Os jogadores querem saber, sem dúvida, com que jogos poderão contar quando a Playstation 5 chegar ao mercado. Infelizmente, para já, só temos um certeza. Godfall será um deles. Este jogo será exclusivo da PS5 durante algum tempo e depois será lançado na Epic Games Store no final de 2020. Apesar de Godfall parecer impressionante, a Sony terá de revelar mais algumas coisas para tornar a nova consola mais atrativa.

Quanto vai custar a Playstation 5?

Bem, o preço é um factor muito importante para qualquer dispositivo. Considerando as especificações técnicas da PS5, de certeza que não será muito barata. No entanto, quão cara será esta consola em relação à geração anterior? Lembramos que em 2006, a Sony tornou a PS3 demasiado cara e isto teve um impacto negativo. A Sony provavelmente aprendeu com isto. Assim, olhando para o preço da Microsoft Xbox Series X, podemos ter uma ideia do custo da PS5.

Como será a retrocompatibilidade? 

A PlayStation 5 será compatível com alguns jogos da PS4. Além disso, também vai suportar alguns acessórios, como os PlayStation VR. No entanto, não há confirmação de compatibilidade com versões anteriores de sistemas PlayStation. Ou seja, com jogos da PS4, PS2 e PSX. Embora a PS3 suportasse uma infinidade de jogos antigos da PlayStation, a PS4 não tinha esta possibilidade. Agora a PS5 re-escreve a história e volta a tornar a compatibilidade possível. No entanto não sabemos com que sistemas. Curiosamente, a Microsoft confirmou oficialmente que a Xbox Series X será compatível com jogos que remontam à Xbox original. Dito isto, seria uma grande falha se a PS5 não suportasse jogos mais antigos.

Vamos ter um novo Playstation VR. O que vai trazer? 

Ainda não existe nenhuma confirmação oficial e como tal resta-nos olhar para os rumores. Um dos problemas do sistema atual é a utilização de fios que por vezes dificultam um pouco a utilização. Para além disso, se tivermos o sistema sempre montado na sala fica um pouco inestético. Ora uma nova patente da Sony sugere que o novo PlayStation VR será um sistema sem fios. Isto será, sem dúvida, um mega-upgrade e vai facilitar a jogabilidade. Claro que com esta novidade, chega uma certeza. O sistema de realidade virtual da Sony vai ficar mais caro.

Vamos ter melhorias no streaming de jogos? 

É verdade que quando falamos de consolas, o streaming de jogos não é a preocupação principal. No entanto, com a aposta cada vez maior na mobilidade, começa a fazer cada vez mais sentido. O Streaming é importante porque podemos transmitir conteúdos da nossa PS4 para o smartphone. No entanto, esta funcionalidade ainda necessita de trabalho extra. Caso ela tenha a atenção necessária, pode até rivalizar com o Project xCloud da Microsoft.

Para além disso, atualmente, o PlayStation Now ainda não é suportado por dispositivos móveis, o que é um grande problema. É que no caso disto acontecer, seria um dos maiores pontos de venda deste serviço.

Seja como for, com muita relevância ou não, a capacidade de streaming é relevante.

Imagens

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Huawei P40 Pro acaba com a monocelha e adota cinco câmeras!

Xiaomi lança frigorífico com ecrã de 21 polegadas por 500 Euros

Seguinte