Playstation 5 inspirou-se no sistema de arrefecimento da XBOX?

Uma nova patente submetida pela Sony deixa adivinhar que o sistema de arrefecimento da PlayStation 5 vai ser semelhante ao da Xbox. Ou seja, um arrefecimento que aposta numa câmara de vapor. Será que a fabricante japonesa resolveu inspirar-se na concorrente norte-americana por considerar que de facto seria a escolha mais acertada? Não é descabido.

Playstation 5 inspirou-se no sistema de arrefecimento da XBOX?

PlayStation 5 arrefecimento

A mais recente patente relativa ao dissipador de calor da Sony descreve uma solução que é notavelmente diferente do design atual da PS4 e pode incluir parte do sistema de refrigeração da PlayStation 5. A patente descreve um dissipador com caminhos de condução internos que permitem que o calor passe diretamente do SoC para o sistema de dissipação. Isto garante um arrefecimento eficaz sem transformar drasticamente a forma da consola.

A outra metade do design do dissipador é semelhante ao da Xbox One X. Dito isto, possui condutores que passam por orifícios na PCB e se ligam a uma solução térmica que está do outro lado. A Xbox One X tem um layout semelhante, com o dissipador de calor de um lado e o X de regulação térmica do outro.

Abaixo, podemos ver o dissipador de calor da Xbox One X retirado da PCB do consola e expondo os condutores (verde escuro) e os orifícios pelos quais passam. Pense nesses condutores como uma espécie de tubos secundários para o calor.

PlayStation 5 arrefecimento

O calor flui do chipset através das vias de calor canalizadas para as aletas do dissipador de calor e empurrado pelos ventiladores do sistema através das aberturas de exaustão. No entanto, não há menção a qualquer tipo de solução de ventilador.

PlayStation 5 arrefecimento

O design atual do dissipador de calor da PlayStation 4 não possui os condutores que se ligam ao outro lado do PCB. Assim é preso ao chipset através de uma espécie de placa de metal com composto térmico colocado entre ele e o SoC.

Seja como for, o arquiteto da PlayStation 5, Mark Cerny, afirma que os fãs ficarão muito felizes com a solução de refrigeração do consola e promete que uma desmontagem completa do sistema será lançada em breve.

Fonte das imagens

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também