Inicio Jogos Playstation 5 inspirou-se no sistema de arrefecimento da XBOX?

Playstation 5 inspirou-se no sistema de arrefecimento da XBOX?

Uma nova patente submetida pela Sony deixa adivinhar que o sistema de arrefecimento da PlayStation 5 vai ser semelhante ao da Xbox. Ou seja, um arrefecimento que aposta numa câmara de vapor. Será que a fabricante japonesa resolveu inspirar-se na concorrente norte-americana por considerar que de facto seria a escolha mais acertada? Não é descabido.

Playstation 5 inspirou-se no sistema de arrefecimento da XBOX?

PlayStation 5 arrefecimento

A mais recente patente relativa ao dissipador de calor da Sony descreve uma solução que é notavelmente diferente do design atual da PS4 e pode incluir parte do sistema de refrigeração da PlayStation 5. A patente descreve um dissipador com caminhos de condução internos que permitem que o calor passe diretamente do SoC para o sistema de dissipação. Isto garante um arrefecimento eficaz sem transformar drasticamente a forma da consola.

A outra metade do design do dissipador é semelhante ao da Xbox One X. Dito isto, possui condutores que passam por orifícios na PCB e se ligam a uma solução térmica que está do outro lado. A Xbox One X tem um layout semelhante, com o dissipador de calor de um lado e o X de regulação térmica do outro.

Abaixo, podemos ver o dissipador de calor da Xbox One X retirado da PCB do consola e expondo os condutores (verde escuro) e os orifícios pelos quais passam. Pense nesses condutores como uma espécie de tubos secundários para o calor.

PlayStation 5 arrefecimento

O calor flui do chipset através das vias de calor canalizadas para as aletas do dissipador de calor e empurrado pelos ventiladores do sistema através das aberturas de exaustão. No entanto, não há menção a qualquer tipo de solução de ventilador.

PlayStation 5 arrefecimento

O design atual do dissipador de calor da PlayStation 4 não possui os condutores que se ligam ao outro lado do PCB. Assim é preso ao chipset através de uma espécie de placa de metal com composto térmico colocado entre ele e o SoC.

Seja como for, o arquiteto da PlayStation 5, Mark Cerny, afirma que os fãs ficarão muito felizes com a solução de refrigeração do consola e promete que uma desmontagem completa do sistema será lançada em breve.

Fonte das imagens Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ecrã de alta qualidade ou uma bateria de grandes dimensões?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

Nokia 9.3 PureView 5G: é desta que temos um topo de gama?

Já se falou tanto acerca de um possível topo de gama da Nokia que o assunto até já está meio gasto. Infelizmente nunca chegámos...

Spider-Man Miles Morales é mais pequeno na PS5 do que na PS4!

Como deve saber, o tamanho dos jogos tem aumentado a um ritmo alucinante, especialmente na geração das consolas PS4 e Xbox One... Afinal de...

Google Maps: prepare-se porque tudo vai mudar!

Até aqui o Google Maps não sofreu grandes alterações ao nível do design, mas isto não quer dizer que não possa mudar. De facto,...

Sabia que, na teoria, as RTX 30 deveriam de ser mais poderosas?

As recentes RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 impressionaram forte e feio tanto no campo da performance como no preço! Ao fim ao...