PlayStation 1: Conhece o ‘truque’ do Palito?

Ainda se lembra da velha PlayStation 1? Uma consola agora lendária, que introduziu muito boa gente ao mundo dos videojogos, mas que na altura em que dominava, era também alvo de muitas técnicas para a execução de jogos copiados.

Ainda se lembra do termo “chipada”? Bem, no caso da PlayStation 1, nem sempre era necessário ir tão longe. Tudo graças ao esquema do velho e confiável palito.

PlayStation 1: Conhece o ‘truque’ do Palito?

PlayStation Classic

Portanto, dentro do compartimento de leitura de CDs da PlayStation 1, existe um pequeno sensor, perto do mecanismo de abertura, que serve apenas e só para que a consola saiba se a tampa está aberta, ou fechada.

Ou seja, o palito servia para enganar a consola, para esta pensar que o compartimento estava fechado, quando na realidade estava aberto. Como é que depois o resto se sucedia?

- Advertisement -

Simples, com o palito no lugar, metia um jogo original na consola, e ligava-a. A consola começava a ler o jogo de forma lenta, até perceber que sim, era um jogo original, e por isso executável. Assim que a consola acelerava a velocidade de leitura, era suposto tirar o jogo original e meter um outro copiado. Este processo repetia-se uma ou duas vezes até a consola começar a executar o jogo copiado, como se fosse um original.

Barato, simples, um pouco chato, mas eficaz. Claro que “chipar” era mais simples e menos trabalhoso. Mas… Verdade seja dita, ainda devem existir muitos mestres do palito por aí, a lembrarem-se destes bons velhos tempos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda é deste tempo? Chegou a ter consolas “chipadas”? Partilhe connosco a sua opinião e experiência nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.