Play Store: Google vai dificultar muito a vida às apps Android

Vai ser muito mais difícil para as aplicações Android seguirem os utilizadores que optaram por não receber anúncios personalizados refere o site Financial Times. Isto surge depois de a Google ter anunciado alterações na forma como vai lidar com os identificadores de dispositivos únicos que permitem aos marketers rastreá-los entre aplicações. A partir do final deste ano, a Google vai cortar o acesso a estes “IDs publicitários” e dificultar a vida aos utilizadores.

Play Store: Google vai dificultar muito a vida às apps Android

Esta novidade chegou num email enviado aos programadores da Play Store. Entretanto a Google também atualizou a sua página de suporte para IDs publicitários. Estes updates vão garantir aos utilizadores mais controlo sobre os seus dados e ajudar a reforçar a segurança e a privacidade.

Google vida

Esta mudança surge poucos meses depois de a Apple ter revisto a forma como os IDs publicitários funcionam no iOS. Recentemente, a Google também anunciou que vai limitar quais as aplicações que podem ver o que instalou no seu smartphone.

Há muito que os utilizadores podem optar por não terem anúncios personalizados no Android. No entanto, isto não impede que os programadores acedam ao ID publicitário do seu dispositivo. É por isso que foi necessário apertar ainda mais as regras.

A página de suporte da Google diz que o lançamento da nova política será faseado. Assim os dispositivos Android 12 vão começar a ver a mudança no “final de 2021”. Isto antes de chegar a todos os dispositivos com os serviços Google Play no início do próximo ano.

Embora o anúncio da Google siga o caminho da própria Apple, ainda não é claro quão semelhantes serão as duas abordagens. Seja como for isto vai, sem dúvida, abanar o mercado de publicidade digital. É que vai ser muito mais complicado entregar aos utilizadores anúncios que os levem realmente a comprar as coisas. Isto porque podem estar a publicidade um belo prato de carne a quem só gosta de comida vegan e vice-versa.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também