Play Store fica mais importante do que nunca! Saiba porquê!

Quando se pensa em Android, pensa-se obrigatoriamente na Google Play Store. De facto é o local que mais visitamos quando necessitamos de alguma aplicação. Entretanto esta loja vai tornar-se ainda mais importante. É que uma análise ao APK da Play Store feita pelo site 9to5Google revelou que vai passar a disponibilizar também as atualizações para o sistema operativo.

Play Store vai tornar-se muito mais importante

Segundo a desmontagem à app, a versão 14.5.52 inclui diversos pormenores relacionados com o download e instalação de updates de sistema. Assim, as linhas de código até descrevem elementos da interface que são semelhantes ao que os possuidores do Pixel vêm atualmente na página de atualizações. São exemplo disso frases como “Em preparação”, “Atualização completa”, “alguma coisa correu mal”.

Outras entradas descrevem notificações que detalham o progresso da atualização. São exemplo disso: “A descarregar”, “quase”, “Atualizado com sucesso”. Entretanto, existe até uma linha em separado que fala da Atualização ao Sistema da Google.

Assim, olhando para todas estas linhas podemos concluir que os utilizadores Android vão realmente poder descarregar e instalar atualizações de sistema a partir da Play Store.

Claro que isto vai implicar que esta loja sofra algumas alterações.

Atualizar o smartphone Android a partir da Play Store faz sentido. Já que a temos para descarregar as apps e todas as atualizações referentes à mesma, também será interessante que ela sirva para atualizar o próprio sistema do smartphone. Dito isto, convergência é a palavra de ordem.

Indicador que revela o espaço de armazenamento disponível

Entretanto e já que falamos na loja da Google, saiba que a Play Store disponibiliza um indicador que revela quanto espaço de armazenamento está disponível para instalar novas aplicações.

Play Store

Na prática, a funcionalidade Estado de Armazenamento revela qual o espaço interno do smartphone que já está ocupado. E claro, também mostra o espaço de armazenamento disponível.

Se estiver a ficar sem espaço de sem armazenamento e necessitar de arranjar algum, basta tocar na barra de estado de armazenamento e será conduzido à página de espaço livre. Aí, terá a hipótese de desinstalar qualquer aplicação de que não necessite. O objetivo é sempre o mesmo. Arranjar mais espaço!

Play Store

Atenção que as aplicações são listadas na ordem inversa de utilização!

Por outras palavras, as aplicações que já não utiliza há muito tempo vão aparecer na parte superior. Já as aplicações mais utilizadas estão presentes na parte inferior.

Outra das funcionalidades muito interessantes são as aplicações instantâneas. Esta é uma funcionalidade de que se fala pouco, mas é muito interessante. Na prática podemos experimentar uma aplicação sem a termos de instalar no nosso smartphone e sem a comprarmos. Logo à partida poupamos espaço, o que é muito bom!

Ativar esta funcionalidade é simples!

No menu Definições, procure e carregue em Google Play Instant. Depois é so escolher a conta Google que quer associar às aplicações instantâneas. A partir desse momento já as vai poder utilizar.

Para ver que jogos estão disponíveis sem ter de os descarregar clique aqui. Quando carregar em algum deles, em vez de instalar, carregue em experimentar. Assim a demo será carregada e vai poder jogar. Se gostar depois pode descarregá-la ou comprá-la se for caso disso.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário