Play Store está a ser atacada pelo Joker! Quem o vai parar?


Por em

A Google tem investido cada vez mais em segurança e de facto, justifica-se. Hoje em dia, são raros os utilizadores que não têm um smartphone e isto torna a questão da proteção, mais importante do que nunca. Já imaginaram o que seria, se alguém conseguisse através de uma aplicação, passar a controlar todos os smartphones do mundo? Seria assim uma espécie de Terminator mas em versão mobile. O assunto da segurança é muito sério e é por esse motivo que tem sido implementados cada vez mais sistemas de proteção. É que a Play Store está a ser atacada e alguém tem de colocar um travão a esta ameaça.

Play Store está a ser atacada pelo Joker! Quem o vai parar?

É que o malware da atualidade tenta contornar todos os sistemas existentes. Quer falemos de antivírus, quer falemos das lojas de aplicações. É exatamente esse o caso de uma das ameaças mais perigosas. Chama-se Joker e ataca diretamente as aplicações Android que estão na Play Store.

O Joker que em alguns casos também é conhecido com Bread, está sempre a tentar contornar as proteções da Play Store e como tal é preciso fazer alguma assim. Assim para além das medidas que estão a ser implementadas, a Google decidiu explicar publicamente como funciona esta ameaça que não deixa os utilizadores descansados.

De facto, esta ameaça já está a assombrar milhares de pessoas e só em Setembro do ano passado, levou à eliminação de 20 aplicações que poderiam por em risco os utilizadores. De uma forma geral, este malware está presente em aplicações maliciosas que têm como principal objetivo fazer com que o utilizador se registe em serviços premium.

Como é que o Joker consegue chegar aos utilizadores?

A fórmula até é relativamente simples. Primeiro, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Assim esta app começa a ser instalada por centenas de utilizadores. Quando a base de instalação já é suficientemente grande, é lançada uma segunda versão em que o malware passa a estar incluído. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium. Tudo isto sem autorização e à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.

O Joker não é propriamente novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior. Até aqui já foram eliminadas mais de 1700 aplicações da Play Store, só por causa disto.

Entretanto, uma boa notícia é que muitas das apps que representavam uma ameaça, foram eliminadas, mesmo antes de causarem qualquer dano ou serem descarregadas.

Play Store está a ser

Ainda assim não há impossíveis e é por esse motivo que a Google chama à atenção dos utilizadores que o Joker é uma ameaça ativa, que envolve ao longo do tempo e como tal é necessária a máxima atenção por parte dos utilizadores.

De facto é preciso muito cuidado com aquilo que instalamos. É que uma simples e inocente app, pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem tem um smartphone.

Entretanto e já que falamos da Play Store, veja a novidade escondida que está nesta aplicação. Clique aqui.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.