Play Store: esta ameaça perigosa rouba os seus dados e dinheiro!

É verdade que a Google faz o que pode na Play Store para manter a sua loja segura. Não é que o Play Protect seja o sistema mais seguro do mundo como alguns testes independentes já confirmaram. Podem ler mais sobre isso aqui. No entanto, tem a capacidade de detetar milhões de ameaças por dia e isto é de destacar. Ainda assim, há sempre aquelas que escapam como é o caso da mais recente descoberta. A ameaça na Play Store chama-se Vultur e tem a capacidade de roubar dados e dinheiro, sobretudo porque vai atrás das credenciais que utilizamos para aceder ao banco e não só.

Play Store: esta ameaça perigosa rouba os seus dados e dinheiro!

O perigo desta ameaça está na possibilidade de capturar o ecrã do smartphone da vítima. É assim que consegue deitar a mão aos logins e às passwords. No entanto, o objetivo são apps bancárias e de carteiras de criptomoedas.

Play Store dados dinheiro

Infelizmente há muitas aplicações a funcionarem desta forma na Play Store. Em muitos casos elas não contêm a ameaça no interior e é o que torna tão difícil a deteção. A questão é que depois de se encontrarem no nosso smartphone utilizam vários esquemas para nos levarem a instalar a app que nos vai mesmo espiar.

Há cada vez mais apps com propósitos perigosos

Há apps realmente perigosas que estão a conseguir entrar na Play Store. Dito isto, o conhecido investigador Lukas Stefanko alertou para um número de aplicações que são identificadas como FakeAdBloker e que conseguem instalar outros programas maliciosos. Tudo sem o conhecimento do utilizador. Mais uma vez são apps que vão atrás dos dados bancários.

Play Store dados dinheiro

O Joker é a outra grande ameaça

De facto é uma das mais responsáveis por tantos estragos ao nível das apps e utiliza várias técnicas para o efeito. Assim desde alterações no código, carregamento de ameaças depois das apps estarem instaladas, tudo é possível. As mais recentes foram especialmente desenvolvidas para roubar mensagens SMS, listas de contactos, informações de dispositivos e ainda registam as vítimas em serviços de valor acrescentado.

Existem umas categorias de apps mais afetadas do que outras

De facto e olhando para o tipo de apps mais afetadas vemos que há cinco categorias mais atacadas. Talvez aquelas que geram mais downloads e como tal tornam-se mais interessantes.

Entretanto temos apps relacionadas com saúde, fotografia, ferramentas, personalização e comunicações. Assim dentro destas as ferramentas são mesmo a categoria com mais ameaças. Isto porque as pessoas normalmente procuram muito por aplicações que possam resolver problemas nos smartphones.

Play Store dados dinheiro

A propósito disto lembro que os serviços de encurtamento de endereços são uma nova forma utilizada pelos criadores das apps perigosas.

O que acontecia até aqui é que as apps perigosas descarregavam malware através de uma ligação fixa à cloud do Alibaba. Agora são utilizados encurtadores de URL, neste caso de serviços como o TinyURL, bit.ly, Rebrand.ly, zws.im ou 27url.cn. Ora isto torna ainda mais difícil detetar as ameaças.

Play Store dados dinheiro

É por tudo isto que temos de ter mais cuidado do que nunca!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!