Play Store: 9 apps Android muito perigosas! Apague-as agora

Estamos no Verão, uma altura em que normalmente relaxamos mais e sobretudo descansamos. No entanto quando o assunto são smartphones não se pode descansar demais. É que há sempre alguém à espreita para nos meter em problemas e ganhar com isso. A propósito disto eis que há nova apps Android que conseguiram o feito de estar na Play Store mas que são muito perigosas. Assim tem mesmo de as apagar. Contém uma ameaça chamada “Flytrap” e estão a fazer muitas vítimas!

Play Store: 9 apps Android muito perigosas! Apague-as agora

Os especialistas estão a alertar para nove aplicações poderosas que colocam o nosso smartphone em perigo e até nos conseguem roubar a conta do Facebook. Entretanto a Google já as removeu da Play Store mas muitas pessoas ainda as têm no smartphone. Para além disso continuam disponíveis em lojas adicionais.

Play Store perigosas

Como referi acima tudo isto se deve ao FlyTrap. Um vírus que já infetou mais de 10 mil pessoas desde Março deste ano. As aplicações fazem-se passar programas normais mas têm código malicioso escondido.

Assim que ele entra no smartphone da vítima, apropria-se logo da conta de Facebook da vítima. Depois recolhe informações pessoais como o id, localização, endereço de email, IP e quaisquer cookies associados à conta.

Pior ainda. A sua conta no Facebook pode ser utilizada para espalhar vírus para os seus amigos através de mensagens. Assim, essas pessoas que estão nos seus contactos, são levadas a descarregar apps falsas e perigosas. Também pode publicar notícias falsas no seu perfil.

Play Store perigosas

Os nomes das aplicações em questão são:

  • GG Voucher (com.luxcarad.cardid)
  • Vote European Football (com.gardenguides.plantingfree)
  • GG Coupon Ads (com.free_coupon.gg_free_coupon)
  • Voucher Ads (com.m_application.app_moi_6)
  • GG Voucher (com.free.voucher)
  • Chatfuel (com.ynsuper.chatfuel)
  • Net Coupon (com.free_coupon.net_coupon)
  • Net Coupon (com.movie.net_coupon)
  • EURO 2021 Official (com.euro2021)

A maioria das apps afirma dar vouchers para o Netflix, jogos de futebol, apostas, entre outras. 

Entretanto quando corremos estas apps tudo parece normal. Assim pelo menos até ser convidado a introduzir os seus dados do Facebook para desbloquear uma determinada função.

A empresa de segurança Zimperium afirma que este é um ataque sofisticado e difícil de encontrar. Por esse motivo esteja muito atento!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

NVIDIA GeForce RTX 30: Um ano depois… O que aconteceu?

Numa altura em que já se fala de novas placas gráficas da NVIDIA, de seu nome 'GeForce RTX 30 Super', está na altura de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!