ALERTA Play Store: estas 23 aplicações deixam-no em perigo!

A Play Store está cheia de aplicações muito úteis que são instaladas para as mais variadas funções. No entanto, muitas delas fazem bem mais do que ajudar. Podem roubar-nos dados, dinheiro e darem cabo da nossa privacidade. É por esse motivo que temos de ter muito cuidado com o que instalamos. É que em segundos podemos colocar a nossa vida em risco. A empresa de segurança Check Point Research acaba de revelar uma lista de apps populares que estão na Play Store e que representam muito perigo para os nossos smartphones. Tudo devido a serviços que utilizam mas já vamos explicar tudo.

Play Store: ALERTA veja se tem estas apps instaladas no smartphone!

A informação fala de diferentes falhas de segurança que afetam 23 apps que estão disponíveis na Google Play Store. O pior é que já contam com um número de downloads que chega aos 10 milhões. A maioria delas recolhe e armazena os dados dos utilizadores em bases de dados online inseguras. De facto, em pelo menos 13 apps, todos os dados conseguem ser acedidos por terceiros. Já viu o perigo?

na Play Store, Novidade na Play Store

Entretanto outras apps deste conjunto têm sistemas de notificações mal implementados. Ou seja, também podem ser interceptadas e modificadas. Assim em vez de abrir e ser levado para um endereço correto, vai para outro falso e perigoso. Em muitos casos podem acabar por capturar os seus dados.

Ou seja, temos 100 milhões de smartphones Android em risco de fraude, roubo de identidade e ataques de malware. 

- Advertisement -

Entretanto a empresa de segurança responsável por esta descoberta não revelou tudo. No entanto, disse o nome de algumas aplicações.

Astro Guru é o primeiro nome da lista. Uma app de horóscopo com mais de 10 milhões de downloads. Armazena muitos dados como nome, data de nascimento, GPS, email e informações de pagamento.

iFax é outra das apps que armazena online os documentos de forma insegura.

O Logo Maker muito utilizado por várias pessoas armazena de forma insegura os nomes dos utilizadores, IDs, emails e palavras-passe.

Assim a outra aplicação que deixa os smartphone sem risco é o Screen Recorder.

Play Store para a Google

O nome explica tudo, permite gravar tudo o que se passa no ecrã. Tem mais de 10 milhões de downloads.

A T’Leva é uma aplicação Angolana para Taxis que tem mais de 50 mil downloads e armazena dados de condutores, localização, nomes de. clientes e números de telefone, tudo de forma insegura.

Entretanto a CheckPoint contactou os criadores destas apps, mas só o Astro Guru é que respondeu. Todas elas continuam ativas na Play Store.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.