Play Store: apague agora estas apps conhecidas muito perigosas!

Espalhar ameaças pelos smartphones Android, por si só, não parece ser muito complicado. Quando estas apps são iguais a aplicações muito populares e até estão ou estiveram na Play Store, aí ainda fica mais complicado e muitas pessoas acabam por ficar com graves problemas no telemóvel. Assim é por esse motivo que temos de estar sempre à alerta. Especialmente quando na base das ameaças estão duas variantes como o TeaBot e o FlutBot, como descobriu a empresa de segurança BitDefender.

Play Store: estas aplicações populares CAUSAM problemas graves!

Uma das maiores mais valias dos smartphones Android é também uma das maiores fraquezas. A possibilidade de se carregar aplicações para o sistema operativo, sem ser pelas lojas oficiais. Entretanto o que é que isto significa? Bem, podemos ter uma app na Play Store que parece muito simpática e na realidade não faz nada. O problema é que depois de ser instalada pode descarregar conteúdos perigosos à posteriori.

Play Store apps populares

Este método é um dos preferidos das ameaças TeaBot e Flubot. O Teabot que se está a fazer passar por apps muito perigosas pode fazer ataques através dos serviços de acessibilidade da Google, interceptar mensagens, recolher tudo o que escrevemos, roubar códigos de autenticação e até apoderar-se totalmente do dispositivo Android.

A propósito disto os investigadores da BitDefender detetaram cinco novas aplicações maliciosas Android que imitam tão bem as apps verdadeiras que se torna muito difícil descobrir a marosca. A comprovar isto está o facto de várias delas já contabilizarem mais de 50 milhões de downloads.

Vamos então olhar para a diferença entre as apps originais e os clones. De facto, em muitos casos é praticamente impossível perceber-se a diferença.

Play Store apps populares

Assim que instala uma destas apps acontecem coisas estranhas. Por exemplo, pode ficar com uma app que se parece com um adblocker instalado no smartphone. No entanto, o único propósito é instalar ameaças.

Play Store apps populares

Mas esta não é a única ameaça.

É que temos também o Flubot que se tenta fazer passar por outras aplicações e que rouba tudo a que deita a mão. Assim espalha-se por SMS e consegue aceder a todas as mensagens, inclusivamente enviá-las para toda a nossa lista de contactos. Lista esta que também vai parar a terceiros.

O FluBot é transmitido através de links partilhados por SMS. É por esse motivo que tem de ter muito cuidado com as mensagens que recebe. Sabe aquelas que dizem que tem uma encomenda atrasada quando na realidade não está à espera de nada? São essas mesmo e outras do género.

Play Store apps populares

Entretanto o funcionamento é simples. Assim recebe uma SMS com um link falso. Carrega nele e solicitam a instalação de uma app muito convincente. Exemplo: siga aqui o seu envio. Caso instale é lhe pedido acesso aos serviços de acessibilidade do smartphone. Algo a que normalmente as pessoas dão acesso por considerarem que não há grande perigo. Quando isso acontece, a ameaça passa a ter direito a muitas coisas a que não devia deitar a mão.

Play Store apps populares

Para conseguir enganar as pessoas, o FluBot disfarça-se das apps FedEx, DHL, Correos e Chrome. Assim passa mais despercebida. Estes são alguns exemplos das apps falsas que andam a circular.

Play Store apps populares

Assim por tudo isto importa mesmo ter muito cuidado. É que a instalação de uma app errada pode causar-nos muito problemas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também