Play Store: apague agora mesmo estas aplicações perigosas!

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. De facto, há de tudo na Internet. Dito isto, muitos utilizadores mal-intencionados aproveitam aplicações perigosas que conseguem chegar à Play Store para nos roubarem os nossos dados pessoais e até mesmo o nosso dinheiro. É por esse motivo que temos de ter muito cuidado com o nosso smartphone. É neles que atualmente residem a maioria das nossas informações. Se não tivermos cuidado vamos oferecer o ouro ao bandido, como se costuma dizer.

Alerta Play Store: apague agora mesmo estas aplicações perigosas!

As aplicações que descarregamos têm um papel muito importante na segurança do smartphone. Tudo isto porque muitas delas requerem muitas autorizações com que acabamos por concordar, na maioria dos casos sem ler, quando instalamos uma app. É por esse motivo que lançamos este alerta acerca de aplicações perigosas na Play Store.

Play Store Aplicações perigosas

Um comunicado da empresa VPNpro acusa a empresa chinesa Shenzhen Hawk que é uma subsidiária da gigante TLC de ter distribuído 24 aplicações fraudulentas na Google Play Store que acumulam mais de 382 milhões de downloads. O site Gizmodo refere, no entanto, que nem todas estas aplicações periosas na Play Store tinham um caráter malicioso. Ainda assim muitas pediam permissões abusivas que não têm nenhuma relação com a utilização propriamente dita.

Entretanto Zak Doffman, especialista em segurança informática e colaborador da Forbes, refere que seis solicitam acesso à câmara do utilizador e duas ao próprio smartphone. Isto significa que podem fazer ligações. Entretanto 15 delas podem aceder à localização GPS do utilizador e ler dados de armazenamento externo. Outras 14 podem recolher dados do smartphone e da rede do utilizador. Para além disso, uma dela até consegue gravar áudio no dispositivo ou nos próprios servidores e outro pode aceder aos contactos do utilizador.”

Play Store Aplicações perigosas

Mas há mais. “Depois de instaladas, estas apps podem comunicar com um servidor externo controlado pelos programadores”. Esses servidores estão na China e pelo menos uma dessas aplicações, o Weather Forecast, estava a enviar dados para lá. As permissões concedidas permitem fazer chamadas premium, visitar sites e descarregar malware adicional”.

Ou seja, uma verdadeira dor de cabeça.

Vamos então à lista de aplicações para verificar se tem alguma instalada no seu smartphone.

Estão ordenadas pelo número de downloads.

Sound Recorder (100M)
Super Cleaner (100M)
Virus Cleaner 2019 (100M)
File Manager (50M)
Joy Launcher (10M)
Turbo Browser (10M)
Weather Forecast (10M)
Candy Selfie Camera (10M)
Hi VPN, Free VPN (10M)
Candy Gallery (10M)
Calendar Lite (5M)
Super Battery (5M)
Hi Security 2019 (5M)
Net Master (5M)
Puzzle Box (1M)
Private Browser (500.000)
Hi VPN Pro (500.000)
World Zoo (100,000)
Word Crossy! (100,000)
Soccer Pinball (10,000)
Dig it (10.000)
Laser Break (10.000)
Music Roam (1.000)
Word Crush (50)

Entretanto descarregou alguma destas aplicações perigosas através da Play Store? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também