Play Store: a vida das aplicações vai ficar muito mais difícil!

A Google anunciou novas políticas para a Play Store e outras regras em geral que vão tornar a vida muito mais difícil. Na prática o que é mais afetado são as capturas de ecrã e vídeos que foram desenvolvidos com o objetivo de demonstrarem as funções e características de cada app. Estas regras entram em vigor na segunda metade de 2021. Para além disso, mais para o fim do ano, teremos novas políticas para títulos de apps, ícones e descrições.

Mas afinal o que se passa com a Play Store e com as aplicações? 

A questão é simples. Muitos programadores utilizam uma grande variedade de truques para tornarem as suas apps mais apelativas. Escrever palavras em caps só é possível se for o nome de uma marca. Da mesma forma também não será possível incluir emojis no nome das aplicações.

Play Store mais

Os títulos das aplicações estarão limitados a 30 caracteres. Para além disso não podem incentivar a instalação ao incluirem frases como descarregar agora. Para além disso quem promover as apps com ícones especiais também será banido.

A Google fala de tudo isto como uma pré-revelação. Na prática vai ajudar a que os programadores se preparem para o que aí vem.

E a Google vai ter uma mão muito pesada para tudo. Dito isto, se alguém pisar o risco é banido da loja. Isto para as aplicações pagas pode ser uma chatice. É que na prática vão perder muito dinheiro se saírem da loja oficial de aplicações da Google.

Play Store mais

Como referi acima primeiro teremos as políticas que dizem respeito aos gráficos, vídeos e descrições. Depois teremos as que estão relacionadas com a descrição e títulos.

No entanto, há mais castigos. Dito isto, há outros castigos mais leves. Assim em vez de saírem da loja da Google podem apenas não aparecer nas recomendações.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também