Plataforma oeirasEu.pt promove a cidadania e a participação em Oeiras

17821
0
Share:

O Município de Oeiras lançou em parceria com a NOS e a Universidade Nova de Lisboa, a OeirasEu.pt, uma plataforma online que tem por objetivo tornar a gestão do Concelho mais próxima do cidadão, ao disponibilizar a WebApp ‘O Meu Bairro’ e facilitar, através do telemóvel, o acesso a serviços que já são disponibilizados na web.

A WebApp ‘O Meu Bairro’, disponível a partir de hoje em OeirasEu.pt, permite que qualquer pessoa, em qualquer momento, possa identificar um problema num determinado local do Concelho de Oeiras e comunicá-lo. De imediato, a equipa responsável dá o devido seguimento, em estreita colaboração com os serviços competentes da autarquia.

Para Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esta plataforma – e particularmente a WebApp ‘O Meu Bairro’ – vem simplificar a vida dos Oeirenses: “Pretendemos que funcione como um canal de participação e cidadania para tornar Oeiras um lugar cada vez melhor para se viver”. E salienta: “Esta é também uma forma de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos a Oeiras e simultaneamente uma forma inteligente e eficiente de gerir a cidade”.

De cada vez que uma ocorrência é detetada, é possível acompanhar a sua regularização em três diferentes estados: o verde significa que está resolvida, o laranja indica que está em análise e o vermelho mostra que o problema ainda não foi encaminhado. O objetivo é que a passagem de vermelho a verde seja mais célere, pois a nova plataforma permite a sinalização de cada ocorrência ao serviço competente na autarquia.

Além do registo de ocorrências de todo o território abrangido pelo concelho, a plataforma OeirasEu.pt apresenta outras funcionalidades tais como a compra de senhas de refeições escolares, o pagamento do estacionamento, o espaço cidadão, o Oeiras Beachcam e, brevemente, informação sobre os locais onde há WiFi gratuito.

No futuro, os cidadãos poderão aceder à agenda das sessões públicas, aos serviços camarários, requerer os serviços do programa ‘Oeiras Está Lá’ ou agendar a recolha de monos, entre outros.

Mais informações podem ser encontradas em oeirasEu.pt

Share:
Patricia Fonseca

Leave a reply