Inicio outros Plataforma oeirasEu.pt promove a cidadania e a participação em Oeiras

Plataforma oeirasEu.pt promove a cidadania e a participação em Oeiras

O Município de Oeiras lançou em parceria com a NOS e a Universidade Nova de Lisboa, a OeirasEu.pt, uma plataforma online que tem por objetivo tornar a gestão do Concelho mais próxima do cidadão, ao disponibilizar a WebApp ‘O Meu Bairro’ e facilitar, através do telemóvel, o acesso a serviços que já são disponibilizados na web.

A WebApp ‘O Meu Bairro’, disponível a partir de hoje em OeirasEu.pt, permite que qualquer pessoa, em qualquer momento, possa identificar um problema num determinado local do Concelho de Oeiras e comunicá-lo. De imediato, a equipa responsável dá o devido seguimento, em estreita colaboração com os serviços competentes da autarquia.

Para Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esta plataforma – e particularmente a WebApp ‘O Meu Bairro’ – vem simplificar a vida dos Oeirenses: “Pretendemos que funcione como um canal de participação e cidadania para tornar Oeiras um lugar cada vez melhor para se viver”. E salienta: “Esta é também uma forma de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos a Oeiras e simultaneamente uma forma inteligente e eficiente de gerir a cidade”.

De cada vez que uma ocorrência é detetada, é possível acompanhar a sua regularização em três diferentes estados: o verde significa que está resolvida, o laranja indica que está em análise e o vermelho mostra que o problema ainda não foi encaminhado. O objetivo é que a passagem de vermelho a verde seja mais célere, pois a nova plataforma permite a sinalização de cada ocorrência ao serviço competente na autarquia.

Além do registo de ocorrências de todo o território abrangido pelo concelho, a plataforma OeirasEu.pt apresenta outras funcionalidades tais como a compra de senhas de refeições escolares, o pagamento do estacionamento, o espaço cidadão, o Oeiras Beachcam e, brevemente, informação sobre os locais onde há WiFi gratuito.

No futuro, os cidadãos poderão aceder à agenda das sessões públicas, aos serviços camarários, requerer os serviços do programa ‘Oeiras Está Lá’ ou agendar a recolha de monos, entre outros.

Mais informações podem ser encontradas em oeirasEu.pt Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

CoD: Cold War a 4K e 120FPS nas consolas? Parece que sim!

Quando parecia que os 4K@120FPS eram apenas uma promessa que nunca seria cumprida, eis que a Activision mete os jogadores em sentido, ao lançar...

OnePlus 8T: o primeiro smartphone não Pixel com Android 11!

A OnePlus está a mudar algumas estratégias e isto nota-se, não só com o lançamento do OnePlus Nord, como também numa alteração que fez...

(Sondagem) Ecrã ou bateria? O que prefere num smartphone?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30

Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas... No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades,...

PS5 e Xbox Series X vão sofrer com o armazenamento!

PS5 e Xbox Series X - As consolas de nova geração estão prestes a chegar às prateleiras! Afinal de contas, já conhecemos as datas...