Uma planta que está presente em muitos jardins da Europa, Estados Unidos e não só, representa uma verdadeira ameaça. Não seja apanhado de surpresa pelo ataque da planta gigante de cinco metros e flores brancas, como aconteceu a um rapaz de 17 anos.
Conhecida como Heracleum mantegazzianum, esta planta está a espalhar-se pelos Estados Unidos e não só a uma velocidade alucinante. O pior do que tudo é que quando menos esperamos, os efeitos começam-se a sentir. Um rapaz de 17 anos da Virginia, chamado Alex Childress, aprendeu esta lição da pior maneira possível e agora está com queimaduras graves e com uma vida inteira de cicatrizes significativas.
Tudo aconteceu quando o rapaz estava a fazer jardinagem e cortou esta planta. Nessa altura um pouco de seiva atingiu a criança no rosto e no braço. Na altura parecia que nada tinha acontecido, mas aconteceu. É que esta planta causa um efeito denominado fototoxicidade e torna a pele muito mais sensível a danos causados pela luz UV. O resultado? Queimaduras muito dolorosas.
É verdade que quando isto acontece, devemos limpar completamente a pele e os efeitos serão atenuados. Ainda assim, este jovem de 17 anos não tinha razões para desconfiar que algo estava a acontecer e como tal continuou a fazer a sua vida.
Importa salientar que os efeitos da planta não desaparecem rapidamente e a pele afetada pode permanecer sensível por semanas, meses ou até anos. O resultado foram queimaduras para a vida.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!