À caça de placas Radeon RX 6000? A AMD já trabalha nas RX 8000!

A AMD impressionou o mercado de placas gráficas no ano passado, quando apresentou a sua arquitetura RDNA 2, conseguindo finalmente bater o pé à NVIDIA em termos de performance. No entanto, em termos de disponibilidade no mercado, as coisas correram terrivelmente mal… Tudo muito graças à crise de produção, mas também do facto de a AMD depender forte e feio das linhas de 7nm da TSMC.

À caça de placas Radeon RX 6000? A AMD já trabalha nas RX 8000!

radeon, rx 6800

 

Portanto, é exatamente pelas razões referidas em cima, que a AMD já está a trabalhar arduamente nas novas RX 7000 (RDNA 2/3) e RX 8000 (RDNA 3/4). Que por sua vez, deverão seguir uma estratégia bem diferente. Afinal de contas, as placas RX 7000 vão ser baseadas nos processos de 6nm e 5nm da TSMC, enquanto as RX 8000 vão ser baseadas nos processos de 5nm e 3nm.

Tudo porque a AMD quer apostar numa mistura de arquiteturas, e mistura de processos. De forma a ter disponibilidade, e claro, alternativas para todas as carteiras.

Ou seja, de forma muito resumida, depois de termos ouvido falar que a próxima geração de placas AMD Radeon (RX 7000) vai ter como base a atual arquitetura RDNA 2, com um novo processo de 6nm, bem como a nova RDNA 3, que por sua vez, aposta tudo nos 5nm. Tudo indica que logo a seguir, essa estratégia vai passar por uma pequena revolução. Como? É simples! A arquitetura vai ser exatamente a mesma em todos os produtos (RDNA 4), mas a gama vai ser dividida entre duas linhas de produção, 5nm e 3nm.

Assim, numa altura em que a AMD está prestes a dar as boas vindas a uma nova rival (Intel). A empresa está a arranjar formas de garantir que aquilo que aconteceu em 2020 e 2021, não se repete no futuro.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha bem jogado? Ver a AMD a mudar a sua estratégia, de forma a garantir que os problemas de stock não se voltam a repetir? É que a rivalidade neste mercado vai aumentar bastante nos próximos tempos.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!