Terça-feira, Setembro 23, 2025

Placas Gráficas vão ter muita fome por energia!

Como deve saber, temos toda uma nova gama de placas gráficas a caminho do mercado. Porém, apesar de ser esperada uma melhoria na eficiência energética, a realidade é que esta melhoria é sempre utilizada para melhorar a performance e não para baixar consumos energéticos. Isto é especialmente verdade nas gamas mais altas.

É por isso que a Corsair se anda a preparar para uma nova realidade com as suas fontes de alimentação.

Placas Gráficas vão ter muita fome por energia!

Portanto, a Corsair parece estar pronta para o que aí vem, e em forma de aviso, já começou a renovar a sua gama de placas gráficas. Algo que faz algum sentido, visto que como é óbvio, a Corsair tem acesso a informações previligiadas.

Aliás, num anúncio recente, a Corsair afirmou que a sua “gama de fontes de alimentação suportará totalmente a muito aguardada próxima geração de placas gráficas”. Não que esperássemos que dissessem o contrário, mas nas entrelinhas podemos inferir que a norma de conetor de alimentação de GPU 12v-2×6 vai manter-se durante pelo menos mais um ciclo.

Mais importante que isso, a Corsair prevê que os sistemas equipados com GPUs da próxima geração necessitarão de consumos de energia totais entre 750W e uns quase absurdos 1500W. Para colocar isto em perspetiva, a RTX 4090 – uma das GPUs que mais consome energia atualmente disponível – tem um TDP de 450W.

Bem… Está pronto? Ou vai ter de mudar de fonte de alimentação?

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙