Placas gráficas: Queda de preços só no último trimestre do ano

Como noticiámos ontem, a procura por produtos tecnológicos continua forte, mas não tem nada a ver com o que vimos em 2020 e início de 2021. Por isso, inevitavelmente, as coisas vão começar a normalizar, o que por sua vez significa que os preços vão também começar a baixar.

Vai ser um processo lento, e que provavelmente irá ter algumas ondas, mas vamos lá chegar. Um bom exemplo é o mundo das placas gráficas, que continua a lidar com alguma escassez de componentes essenciais, como é o caso dos chips de memória GDDR6. Mas já temos boas notícias! Os preços não vão aumentar nos próximos tempos, e no fim do ano, muito provavelmente a partir de Outubro, as placas vão mesmo começar a descer significativamente de preço.

Placas gráficas: Queda de preços só no último trimestre do ano

Portanto, com o lançamento de uma nova geração de placas gráficas na segunda metade de 2020, lançamento de consolas de nova geração pouco tempo depois, e uma nova loucura no mundo das criptomoedas. As placas gráficas começaram a ser cada vez mais raras, e cada vez mais caras. Um fenómeno que está finalmente a chegar ao fim, com vários especialistas a apontar para o fim do ano como a altura em que as placas gráficas vão cair mesmo a sério.

Porquê? É muito simples! A procura por memória ainda está “decente”, mas ao longo do tempo, os preços deste, e de outros componentes, vai começar a cair de forma gradual.

Ou seja, por enquanto, apesar do crash do mundo das moedas virtuais, e implementação de nova regulamentação em vários países relativamente ao mining, os preços do hardware pararam de cair. Chegando a um ponto de estabilidade um bocado estranho. Mas a tendência de queda vai voltar, ao mesmo tempo que os componentes chave também vão baixando de preço, devido à queda na procura.

O que tem a memória GDDR6 a ver com isto? Bem, é um dos componentes mais importantes nas consolas de nova geração e placas gráficas. Sendo também um fator muito limitador na produção, ao mesmo tempo que é uma das partes mais caras. Por isso, com o chegar da tendência de queda nesta indústria, temos logo um excelente sinal que tudo irá voltar ao normal dentro de alguns meses.

O que pensa sobre tudo isto? Está à espera da ‘queda’? Há quanto tempo? Partilhe connosco a sua opinião.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!