Placas gráficas: Nem a RTX 3090 Ti se safa da queda de preço

Como já dissemos várias vezes, a NVIDIA está a passar por um mau bocado no mundo das placas gráficas. Porquê? Bem, a gigante tem demasiado stock de placas gráficas Ampere (RTX 30), e pouco tempo para as vender. Isso resulta no quê? Apesar da teimosia da NVIDIA em baixar os preços recomendados, as lojas estão a fazer o que podem (e o que não podem) para baixar tentar baixar os preços desta geração de GPUs, especialmente nas gamas mais altas, onde claro está, temos de incluir a RTX 3090 Ti.

Afinal de contas, as placas gráficas topo de gama deixaram de ser as mais desejadas, para serem muito provavelmente o produto mais difícil de vender da grande maioria das lojas da especialidade.

- Advertisement -

Placas gráficas: Nem a RTX 3090 Ti se safa da queda de preço

RTX 3070

Portanto, aqui, como já deve ter percebido, o problema não está apenas na chegada da nova geração RTX 40, que deverá trazer placas gráficas capazes de ‘humilhar’ até a RTX 30 mais poderosa.

Está também no facto de termos várias operações de mining, a tentar despachar todas as placas compradas até aqui, numa tentativa de ir tentar buscar algum do dinheiro investido em hardware. Ou seja, além da nova geração, existem montes de placas RTX 3070, 3080 e 3090, no mercado de usados, a preços extremamente aliciantes.

Isto resulta no quê? Bem, a RTX 3090 Ti que chegou ao mercado a mais de 2000€, está agora disponível, em várias lojas, a pouco mais de 1500€. Um preço ainda alto, mas que deverá descer ainda mais nas próximas semanas.

Curiosamente, além dos problemas com as RTX 30, a NVIDIA também está receosa do que poderá acontecer com as RTX 40. Os níveis de procuro já não os mesmos, e por isso mesmo, a gigante Norte-Americana tentou renegociar os termos do contrato com a TSMC. Será que a procura vai ser um pouco aquém do esperado no lançamento da nova geração de placas gráficas? Ou será que a NVIDIA já percebeu que vai ter um rival à altura na forma da AMD, com as suas Radeon RX 7000?

Sim, a AMD apresentou boas placas gráficas em 2020 e 2021. Mas… Nunca teve níveis de stock decentes para fazer mossa no domínio da NVIDIA. Isto pode vir a mudar em 2022 e 2023!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.