Placas Gráficas: Já viu a ‘Inflação’ de preços!?

Comprar uma placa gráfica de gama alta nunca foi uma missão fácil, ou barata. Mas… Nos últimos tempos… A coisa tem chegado a um ponto de puro exagero. Sim, é verdade que tivemos uma crise consequência de uma pandemia sem precedentes no mundo moderno, que resultou numa procura maior que a oferta, e no final, ainda resultou numa outra crise, desta vez de chips, que por sua vez resultou num aumento de tudo, ou quase tudo, que levava tecnologia para funcionar.

Mas, os tempos voltaram a mudar, a procura voltou a baixar, e a crise de chips já deu o que tinha a dar. Os preços? Esses continuam um exagero. Especialmente no mundo das placas gráficas.

Placas Gráficas: Já viu a evolução de preços!?

Portanto, a NVIDIA é a rainha das placas gráficas há uma série de anos, sendo sempre seguida, de perto, pela AMD. Ao ser a rainha, é também uma fabricante que pode, mais ou menos, pedir o preço que bem entender. Mas, em 2022, parece ter exagerado, e bem, nas suas exigências.

Sim, entre 2020~2022 não foi possível comprar uma placa gráfica ao seu preço MSRP ou PVP (Preço Recomendado), tal foi a loucura da explosão da procura, e boom das criptomoedas e mining. Mas, isso não explica como é que o preço recomendado de uma placa gráfica sobre para quase o dobro.

Como a imagem em cima refere, em 2016, uma GTX 1080 custava 599$, posteriormente, em 2018, as RTX 20, agora com Ray Tracing incluido, subiram um pouco, com a RTX 2080 a chegar a 699$. Curiosamente, 2 anos depois, o preço recomendado da RTX 3080 também foi 699$. Agora? Em 2022? A RTX 4080 chega ao mercado a 1199$, um preço quase impossível de encontrar, porque este é o preço base, e nenhuma parceira vende os seus modelos a esse mesmo preço.

Já vi muito boa gente a dar a desculpa da inflação, do aumento dos custos de produção, etc… Mas a inflação é de 100%? Não me parece. Os consumidores têm de meter um travão nisto, senão… Quem sabe… Em 2024 vamos ver uma hipotética RTX 5080 a 2399$.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...