Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Leak
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Placas Gráficas Intel não gostam de sistemas AMD

por Nuno Miguel Oliveira
23 de Junho, 2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
Adicionar como fonte preferida

No mundo dos computadores, é imperativo que tudo funcione de forma perfeita, quais quer que sejam as marcas, ou padrões envolvidos. O mercado de PCs foi sempre, ou quase sempre, muito aberto, onde na mesma máquina, podemos encontrar componentes de 10 (ou mais) empresas diferentes.

No entanto, nos últimos anos, temos vistos algumas tentativas focadas na criação de um ecossistema proprietário. Ao fim ao cabo, em 2020, vimos uma tentativa da AMD de implementação de funcionalidades que apenas poderiam ser ativadas se por ventura optasse por uma combinação CPU Ryzen 5000 + Placa Gráfica Radeon RX 6000. E pelos vistos, em 2022, as novas placas gráficas da Intel preferem ser montadas em máquinas baseadas em processadores azuis.

Pois bem, enquanto a tentativa da AMD foi premeditada… Esta da Intel parece ser um pouco falta de jeito, ou seja, falta de otimização das drivers.

  • AMD pode voltar atrás! Nova vida para a memória DDR4!?

Placas Gráficas Intel não gostam de sistemas AMD

Portanto, como deve saber, já existem vários benchmarks feitos à mais recente placa gráfica de gama baixa da Intel, a Arc A380. Uma placa que supostamente deveria ficar acima das rivais diretas, como é o caso da GTX 1650 da NVIDIA, e as RX 6400 e RX 6500, mas que infelizmente, desilude forte e feio onde realmente interessa, ou seja, a sua performance em jogo.

Pois bem, ao que tudo indica, além de alguns problemas em jogo, a nova placa gráfica da Intel também não gosta muito de ser montada em máquinas AMD. As placas Arc preferem ficar ao lado de processadores Intel.

Afinal de contas, em todos os jogos testados, o sistema baseado à volta de um processador AMD, ficou abaixo dos resultados do Sistema Intel equivalente. Isto à exceção do jogo League of Legends.

  • AMD Ryzen 5 5600 / ASUS TUF B550M / 16GB DDR4 3600 MHz
  • Intel Core i5-12400 / ASUS TUF B660M / 16GB DDR4 3600 MHz

Estamos assim a falar de uma diferença que pode ir desde um mísero 1%, até a uns incríveis 15%. Os jogos onde a diferença é mais palpável, são Forza Horizon 5 e Total War Three Kingdoms, com 14% para o primeiro, e 15% para o segundo.

Em suma, a Intel tem muito que fazer no campo das drivers. Ao fim ao cabo, apesar da ideia de ecossistema ser sempre apelativa, no mundo dos PCs, é algo que muito dificilmente tem pernas para andar, especialmente na primeira geração de uma gama de produtos, como é esta gama de placas Intel Arc Alchemist.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Worten Express

Este site vende um frigorífico da Worten a 24,90€

44 minutos atrás
pixel 11

Pixel 11: 100€ mais caro, 256GB, mas perde (muita) RAM

1 hora atrás

Europa já testa a nova geração do Ar Condicionado!

2 horas atrás

A nova burla da CGD não tem link e só te pede uma coisa: que ligues

2 horas atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews

Leak@2026 - Todos os direitos reservados