Como deve saber, a Intel está prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas digna desse nome, ou seja, capaz de bater o pé aquilo que a NVIDIA e AMD têm para oferecer nos tempos que correm. Bem… Na verdade… A Intel até já deveria ter lançado esta gama, um pouco mais cedo, muito provavelmente em Janeiro ou Fevereiro, mas é o que é. (Até há quem diga que a Intel deu um tiro no pé, ao não lançar mais cedo, perdendo assim uma oportunidade de ouro, enquanto a crise de preço no mundo das placas gráficas ainda era uma realidade. Esse comboio já passou.)
Bem, o que lá vai, lá vai, a Intel está aparentemente pronta a fazer das suas no mundo das placas gráficas, e por isso mesmo, está a aproveitar o evento Intel Extreme Masters (IEM), para demonstrar dois modelos, em toda a sua glória. É impossível saber se são simples mockups, ou se são modelos reais prontos a bombar FPS, mas parecem pedaços de hardware muito interessantes.
Placas gráficas Intel já sorriram para as câmeras!
Entretanto, de forma um pouco curiosa, a única coisa que estas fotos nos dizem, que não saibamos, é mesmo a colocação das portas de alimentação de 8 pinos e 6 pinos. Ou seja, a Intel optou por não aproveitar o novo conector de 12 pinos, que deverá fazer parte das RTX 40 e RX 7000.
Infelizmente, apesar dos muitos rumores a apontar para Junho, a própria Intel ainda não disse grande coisa acerca dos seus planos de lançamento. Será que vamos ter outro atraso?
Entretanto, vale a pena salientar que a placa Intel mais poderosa vai chegar aos níveis das atuais RTX 3070 ou RTX 3070 Ti. Isto, muito provavelmente a um preço mais amigo da carteira dos gamers.