Há alguns dias atrás, noticiámos que a Intel quer chegar ao mercado antes da NVIDIA e AMD, no que à nova geração de placas gráficas diz respeito. Ou seja, enquanto a AMD e NVIDIA devem apresentar novidades apenas na CES, com disponibilidade de produto nos meses seguintes. A Intel quer lançar tudo já em Dezembro.
Algo muito interessante, porque todo o ano de 2024 tem sido cheio de rumores e “leaks”, a apontar para uma Intel mais próxima de desistir deste projeto, em vez de continuar a investir absurdas quantidades de dinheiro, sem grandes objetivos ao seu alcance. Afinal, caso não saiba, a Intel vai agora dar uso às linhas da TSMC com a nova geração de placas… O que não é nada barato!
Dito isto, ao que tudo indica, além de um lançamento ainda em 2024, tudo indica que a terceira geração de placas gráficas Intel também já está bem encaminhada. Os rumores a apontar para uma desistência eram afinal exagerados!
Placas Gráficas Intel estão vivas e bem vivas!
Portanto, ao que tudo indica, apesar dos muitos rumores negativos, as placas gráficas para desktop Intel Xe3 “Celestial” estão em desenvolvimento, e como tal, devem chegar ao mercado na altura planeada.
Ou seja, as placas gráficas que a Intel deverá lançar já no próximo mês, não vão ser o último esforço da gigante dos microprocessadores!
Vamos ter uma aposta prolongada, e ainda bem… Afinal de contas, apesar do facto de a Intel ter recursos virtualmente infinitos, seria sempre impossível chegar aos níveis de desenvolvimento da AMD e NVIDIA de forma extremamente rápida.
É preciso paciência, e pelos vistos, os números da segunda geração oferecem alguma confiança à Intel.
Ainda assim, é preciso salientar que a arquitetura Xe3 vai chegar primeiro ao lado mobile, e apenas depois ao mundo dos computadores Desktop. Por isso, vai ser possível tirar uma ideia dos eventuais níveis de performance antes das placas chegarem ao mercado.
Em suma, a Intel está de facto a apostar no futuro do seu negócio de placas gráficas dedicadas. Agora é esperar para ver o que acontece com a segunda geração. Porque, apesar de todas as evidências a apontar para uma terceira geração, se a segunda for um flop… É provável que a história mude muito rapidamente.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!