Placas Gráficas: Gama média perde magia e fica mais cara!

Dentro da nova geração de placas gráficas, ainda só presenciámos a chegada de ofertas caras, de gama alta, tanto do lado da NVIDIA, como também do lado da AMD.

Porém, apesar de não existir grande vontade por parte das fabricantes, porque ainda existe um amplo stock de placas gráficas de 2020 e 2021 no mercado, os modelos de gama média estão a caminho. Mas… Segundo o que tem chegado à Internet, vão ser uma desilusão face ao passado recente. Talvez mais importante que isso, uma desilusão face às expetativas dos consumidores.

Placas Gráficas: Gama média está a perder magia e a ficar mais cara

rtx, nvidia

Portanto, como já noticiámos várias vezes, a NVIDIA está a preparar as suas novas RTX 4070, RTX 4060 Ti e RTX 4060, para um lançamento algures em Março ou Abril.

Tudo placas gráficas que se vão focar muito mais na gama média! Como tal, também devem abanar um pouco a forma como as coisas têm funcionado neste mercado ainda extremamente inflacionado.

- Advertisement -

Dito isto, apesar do facto de a RTX 4070 Ti não ter vendido tão bem como a NVIDIA esperava, tal foi o seu preço de lançamento. A verdade é que a coisa nem correu mal no mercado! Especialmente se tivermos em conta a situação económica global.

Porém, tudo o que vier a seguir, já chega numa situação bem diferente, e estranha!

É que enquanto a RTX 4070 Ti era (e é) cara, continua a apresentar uma performance digna de uma placa de nova geração.

Entretanto, o que vem a seguir vai oferecer exatamente aquilo que as mais velhas, mas ainda muito capazes RTX 30 e Radeon RX 6000 já oferecem, potencialmente a preços mais altos.

Assim, aqui é preciso ter em conta que enquanto a RTX 4070 usa o mesmo GPU da RTX 4070 Ti (AD104) e a nova RTX 4060 Ti deverá optar pelo AD106. Por sua vez, a nova RTX 4060, a placa principal da gama média de nova geração, vai utilizar um GPU bastante mais limitado, o AD107.

Algo que a NVIDIA nunca fez, em qualquer gama média das suas placas RTX, ou GTX. A placa ’60’ foi sempre baseada no GPU ‘106’.

O que significa isto?

Bem, em 2023, a gama média continua muito focada no 1080p, em vez de atirar os jogadores para todo um novo mundo de capacidades técnicas. Mais concretamente, a nova gama média, além de cara, vai trazer pouco de novo. O que é uma desilusão, tal é o potencial para fazer mais e melhor no mundo da tecnologia. Especialmente agora que já vemos jogos pensados apenas para a nova geração de consolas, ou de hardware! E que por isso mesmo, já não correm em máquinas mais antigas e ultrapassadas.

Um excelente exemplo disto mesmo é o Hogwarts Legacy, que já deixou muito hardware extremamente popular para trás das suas costas, como a mítica placa gráfica AMD RX 480/580.

Bem… Vamos ter de esperar para ver! Porém, estou realmente com medo que a nova geração de placas de gama média não tragam nada de novo. E pior que isso, que continuem demasiado caras para os jogadores. 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.