Como já dissemos várias vezes, não é expectável que a AMD queira rivalizar com a NVIDIA nas gamas mais altas do mundo das placas gráficas de nova geração. Porém, isto não significa que a velha equipa vermelha não esteja a preparar algumas boas surpresas para os consumidores.
Placas Gráficas: AMD quer ser a rainha da qualidade-preço!
Portanto, apesar do facto de a AMD estar a ser capaz de igualar a rival NVIDIA na performance de rasterização, a coisa não tem corrido muito bem no lado do Ray-Tracing. Pois bem, ao que tudo indica, a tendência está para continuar, mas agora vai fazer parte do plano.
De forma mais concreta, tudo indica que a nova geração de placas gráficas AMD baseada na arquitetura RDNA4 vai ter um aumento de performance Ray-Tracing de apenas 25%. O que não é um problema arquitetural, mas sim uma mudança de estratégia por parte da AMD.
A equipa de desenvolvimento prefere apostar nas componentes em que é realmente boa, deixando o complexo e caro Ray-Tracing um pouco para trás. Isto não significa que o Ray-Tracing não existe nas placas AMD Radeon, apenas significa que a AMD prefere oferecer alternativas mais focadas na qualidade-preço, e por isso mesmo, têm de existir compromissos.
Sendo exatamente por isso que a AMD quer lançar uma placa gráfica à volta dos 400~500€ com o mesmo nível de performance da atual Radeon RX 7900 XT, enquanto tenta oferecer modelos capazes de rivalizar com a RTX 4070 Super à volta dos 200~300€.
Esta próxima geração não é um all-in, mas vai ser muito interessante de ver, especialmente se estes preços se confirmarem. Entretanto, tudo indica que a AMD está disposta a voltar a apostar na gama alta com a arquitetura RDNA5. Que por sua vez também deverá dar vida à PlayStation 6 e Xbox Next-Gen.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!