Nvidia P102-100: a placa gráfica para fazer dinheiro em casa

Parece que recentemente a NVIDIA começou a produzir placas gráficas apenas para minar e para tentar saciar a procura existente. No entanto, se as linhas de produção são as mesmas, não quer isto dizer que a empresa está a tirar aos gamers para dar aos miners ?

A primeira tentativa da NVIDIA para a criação de uma placa gráfica dedicada para o mining foi a P106, que basicamente é uma GTX 1060 sem saídas de imagem. Depois tivemos a P104, que é uma GTX 1070 com memória optimizada para este tipo de computação, e como devem ter percebido, depois da GTX 1060 e GTX 1070 vem a GTX 1080.

Pois bem, a P102-200 é uma versão um pouco modificada da GTX 1080 com várias optimizações para ser uma “beast” no mining, vamos ver os resultados.

P102-100 – Performance(Hashrate)

Ainda sabemos muito pouco acerca desta placa, mas uma coisa é certa, a Inno3D já começou a produção em massa destas placas, e até já publicaram o desempenho estimados destas no seu site.

Isto indica que a P102-100 é mesmo real, e provavelmente veremos mais fabricantes a tentar entrar no mercado.

Como podemos ver pela foto, a placa não tem qualquer tipo de saída de imagem, por isso o seu preço de revenda será severamente afectado. Nenhum gamer ou entusiasta de computadores irá querer comprar uma placa deste tipo no mercado de segunda mão.

Isto é interessante, pois muitos miners fizeram dinheiro ao montar um sistema, conseguir o dinheiro do investimento de volta, para depois vender as placas a um preço inflacionado…

Mas claro que se a placa tiver um rendimento espectacular ninguém irá querer livrar-se dela não é ?

  • Ethereum (Ethash): ~47 MHS
  • Zcash (Equihash): ~660 Sol/s
  • Monero (CryptoNight): ~879 H/s

P102-100 – Especificações

Estes números são impressionantes, quase 2.5x o desempenho de uma GTX 1080 “normal” !

  • GPU: P102-100
  • CUDA Cores: 3200
  • Frequência Base do GPU: 1582 MHz
  • Frequência da Memória: 11 Gbps
  • Memória: 5 GB
  • Tipo de Memória: GDDR5X
  • Interface de memória: 320-bit
  • Largura de banda da memória: 400 GB/s
  • Tamanho: 21.5 cm x 12.5 cm
  • TDP: 250 Watt
  • Conectores energéticos: 2x 8-pin PCI-E

E atenção, apenas 3 meses de garantia !

Como devem saber, a dificuldade do mining aumenta consoante a potência existente na rede e como a P102-100 parece ser realmente uma placa bastante poderosa, será deveras interessante perceber como irá afectar o mercado, e claro, também que preço irá ter quando chegar ao mercado.

Isto porque… a P104 vendeu cerca de 300.000 unidades só em Fevereiro !

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!