A Intel Xe mais barata vai ter uma performance interessante!

Uma nova Intel Xe-HPG DG2 entrou na base de dados da GFXBench, naquilo que parece ser a versão mais básica do GPU que deverá meter a Intel a bater o pé à NVIDIA e à AMD.

Ou seja, é muito provável que esta seja a placa gráfica menos poderosa, e mais barata, de toda a gama Intel Xe-HPG. Sabe como vai ser a performance? Ao que tudo indica, vai ser muito similar à atual GeForce GTX 1660 Super.

A placa gráfica Intel Xe mais barata vai ter uma performance interessante

Intel Xe mais barata

Portanto, graças ao sempre popular ‘leaker’ TUM_APISAK, ficámos a saber da existência de uma nova placa gráfica Intel Xe, que deverá fazer parte da gama desktop, mas também mobile.

Infelizmente, não fazemos ideia das especificações do GPU, mas em comparação ao Intel Xe MAX, que é o atual GPU topo de gama ‘Xe-LP’, estamos a olhar para um aumento de performance à volta dos 2.5x. Em termos de comparação, o GPU Iris Xe Max conta com 96 unidades de execução, ou seja, 768 núcleos de processamento. Isto enquanto esta placa gráfica de gama mais baixa aparenta contar com 256 ou 192 unidades de execução. Além do acréscimo no número de processadores stream, também é esperado um aumento muito significativo na frequência.

Na prática, estamos a falar de uma placa gráfica de gama média/baixa, muito equivalente à GTX 1660 Super que a NVIDIA tem disponível no mercado. No entanto, é preciso ter em conta que as drivers podem não estar perfeitamente otimizadas, o que poderá indicar mais algumas gotas de performance escondidas na alternativa da Intel.

Dito tudo isto, esta é a terceira placa gráfica Intel Xe-HPG que já tivemos a oportunidade de ver em ‘leaks’. O que claro está, significa que a Intel não anda mesmo a brincar, e que vai ter uma gama bastante apetrechada, com modelos para todos os gostos.

No entanto, em termos de lançamento, tudo indica que o anúncio vai acontecer apenas na CES 2022. Ou seja, algures em Janeiro do próximo ano.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!