Placa gráfica da Xbox Series X é mais potente que qualquer placa AMD!

Placa gráfica da Xbox Series X é mais potente que qualquer placa Radeon! – A AMD não tem tido muito sucesso no mercado de placas gráficas de alta performance, sendo incapaz de rivalizar com a NVIDIA há vários anos onde apenas a performance importa.

Ainda assim, temos de dizer que a arquitetura Navi (RDNA) de 7nm até deu um novo fôlego à fabricante, que curiosamente tem tido um sucesso absurdo no mercado de processadores. Afinal de contas, estamos a falar da AMD, que conseguiu encostar a Intel às cordas depois de ter sido dominada durante mais de uma década. Mas voltando às placas gráficas…

Placa gráfica da Xbox Series X é mais potente que qualquer placa de topo da AMD!

Xbox Series X

Portanto, apesar de alguns anos a dormir, a AMD está finalmente a apostar seriamente no mercado de placas gráficas! Especialmente com as RX 5700 e 5700 XT que fizeram alguma mossa na gama alta da NVIDIA. (Isto sem falar na gama média com as RX 5500 que já estão no mercado, e gama média/alta com as RX 5600 que estão prestes a chegar.)

No entanto, quando é dito que a nova Xbox Series X de nova geração irá ter um GPU mais poderoso que qualquer placa gráfica lançada pela AMD… É normal que qualquer entusiasta levanta a cabeça para perceber o que afinal está a acontecer.



Ao fim ao cabo, parece que a AMD vai usar a arquitetura RDNA 2 para dar vida aos gráficas das novas PlayStation 5 e Xbox Series X. Trazendo para cima da mesa mais performance, Ray-Tracing, jogabilidade 4K60 FPS, possibilidade de chegar aos 8K e também de chegar aos 120FPS em alguns jogos.

Além disto, parece que a frequência do GPU vai ser também significativamente mais alta em relação ao que podemos encontrar em qualquer RX 5700 XT de produção. O que acaba por ser impressionante, visto que normalmente os GPUs deste tipo de SoC passa por um processo de underclock e undervolt. (Para aumentar a eficiência da máquina.)

Ou seja, parece que as consolas de nova geração vão ser máquinas bastante esfomeada no campo do consumo de energia elétrica. Graças ao facto de termos um SoC ‘custom’ da AMD, com o grande objetivo de realmente oferecer gráficos de topo em resolução altas como 4K!

Em suma, parece que vamos finalmente ter uma experiência gráfica de topo no mundo das consolas. Com a implementação de um GPU Navi 20, com memória GDDR6, tecnologias como Ray-Tracing, VRR, etc… Onde o PC vai ter muita dificuldade em rivalizar, tendo em conta o preço/desempenho.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário