A Google lançou novos smartphones, agora com hardware da sua autoria, o que por sua vez significa que a gigante da pesquisa online está a tentar percorrer o mesmo caminho da sua rival Apple, ao ganhar controlo sobre o hardware, visto que o software já é todo seu.
No entanto, ao contrário da rival Apple, a Google não parece estar com muita vontade de garantir 5 anos de atualizações para os seus novos Pixel 6. Em vez disso, vai ficar pelos 3 anos, ‘garantidos’.
Pixel 6 não vai ter 5 anos de atualizações! Oops!?
Portanto, pela primeira vez desde sempre, os novos smartphones Google Pixel têm como base um chip desenhado pela própria, produzido em parceria com a Samsung. Ou seja, desta vez, a Google tem um controlo completamente diferente sob a sua gama de smartphones!
No entanto, na página de suporte da marca, apenas podemos ver suporte até Outubro de 2024, na forma de atualizações de grande porte. Ou seja, apenas 3 anos de grandes atualizações para o SO Android destes aparelhos. Ora leia:
- “Utilizadores vão ter pelo menos 3 anos de atualizações ao Sistema Operativo. Depois desta altura, mantemos o compromisso para garantir que o seu aparelho continua atualizado e seguro. A frequência das atualizações vai depender das capacidades e necessidades do hardware.”
Isto é um balde de água fria, depois de tanta coisa a ser dita acerca dos 5 anos de atualizações, a mesma quantidade de anos que a Apple costuma oferecer para os seus aparelhos iOS e iPadOS.
Vamos esperar para ver o que vai acontecer!