O Galaxy Z Fold 7 já está em pré-venda e prestes a chegar às mãos dos fãs deste mundo liderado pela Samsung. Mas será que vale a pena dar o salto agora? É que além do maior rival Chinês (Honor Magic V5), o rival mais direto está mesmo ao virar da esquina.
Caso não saiba, o Pixel 10 Pro Fold da Google promete bater o Fold 7 em dois pontos críticos, ou seja, bateria e resistência.
IP68 num dobrável? A Google faz história
Portanto, se os leaks estiverem certos, e como deve saber, normalmente estão… O Pixel 10 Pro Fold vai ser o primeiro dobrável com certificação IP68 do mercado. Isto significa proteção contra poeiras finas e resistência total à água.
Um marco importante para este tipo de dispositivos, especialmente quando a Samsung continua presa ao “passado”, que só garante proteção contra poeiras maiores que 1 mm e salpicos.
Esta melhoria por parte da Google pode obrigar os restantes fabricantes a subir a fasquia. Afinal, não faz sentido um smartphone dobrável de topo continuar a ficar atrás dos modelos “normais” no que toca à durabilidade.
Bateria maior
O segundo trunfo da Google é a autonomia.
O novo dobrável vem com uma bateria de 5.015 mAh, o que representa um salto de 7% face ao modelo anterior. Já a Samsung mantém a sua bateria de 4.400 mAh, tal como nos Fold 6 e 7.
É verdade que o Snapdragon 8 Elite é muito eficiente, o que acaba por significar mais autonomia para o lado da Samsung. Porém, ainda assim, é preciso salientar que o Tensor G5 é feito pela TSMC, e mesmo que seja mais guloso, o aumento de capacidade vai fazer muita diferença.
Mas… A Google nem é líder neste espaço. Há dobráveis muito perto dos 6000mAh. Isto graças à tecnologia de baterias em silício-carbono. A Google não optou por essa via, mas conseguiu melhorar dentro das suas próprias limitações.
Mais ecrã, mais brilho, mais armazenamento
O Pixel 10 Pro Fold vai ter um ecrã exterior de 6,4 polegadas, ligeiramente maior que o do modelo anterior, com um pico de brilho de 3.000 nits. No interior, o processador Tensor G5 vem acompanhado por 16 GB de RAM e opções de armazenamento entre 256 GB e 1 TB.
No campo das câmaras, não há grandes surpresas. A Google mantém o setup triplo com sensor principal de 48 MP, ultra grande angular de 10,5 MP e zoom de 10,8 MP. Já para selfies, há dois sensores de 10 MP, um em cada ecrã.
Vale a pena esperar?
Com o evento da Google marcado para meados de agosto, talvez não seja má ideia esperar umas semanas antes de investir num novo dobrável. Com mais bateria e proteção IP68, o Pixel 10 Pro Fold pode bem ser o empurrão que o segmento precisava.
Além disso, como já dissemos várias vezes, o Honor Magic V5 também deve ser anunciado pela mesma altura. Por isso, se de facto quer um dobrável, o tempo é seu amigo.