O novo Pixel 10 chega ao mercado com 12 GB de RAM, isto enquanto os modelos Pro contam com 16GB de RAM, mas a história não é assim tão simples. Afinal, pelo menos 3 GB dessa memória estão permanentemente reservados para as funções de inteligência artificial do telefone.
Ou seja, mesmo que não uses IA no dia a dia, essa parte da RAM fica bloqueada. Ou será que não?
Como é óbvio, a Google não esconde que a IA é o grande trunfo do Pixel 10. Funcionalidades como o Magic Eraser ou o assistente baseado no Gemini precisam de estar sempre prontos a arrancar, e a marca prefere sacrificar memória disponível para garantir que a experiência é imediata. Aliás, é exatamente por isso que a Google mete 12GB e 16GB nos seus smartphones.
Para a maioria dos utilizadores isto não será um problema, mas para quem exige mais multitasking pode fazer diferença.
A solução encontrada pela comunidade!
A boa notícia é que já há quem tenha descoberto uma forma de recuperar esses 3 GB. No Reddit, utilizadores garantem que basta:
- Ir a Definições > Apps > Todas as apps
- Carregar no menu de três pontos e selecionar Mostrar apps do sistema
- Procurar pela entrada AI Core
- Desativar essa app
Feito isto, os 3 GB ficam livres para o sistema e para as tuas aplicações. Claro que isto pode tornar as funções de IA mais lentas, mas se precisas mesmo de cada gigabyte, é uma opção a considerar.
Existe outra polémica com o Pixel 10!
A reserva de RAM não é o único tema polémico. Outro ponto que tem dado que falar é a nova função de proteção da bateria, que limita o desempenho depois de cerca de 200 ciclos de carregamento.
Na prática, a Google está a ser agressiva na forma como tenta prolongar a vida útil do hardware, mas isso pode soar a restrição forçada para quem prefere tirar o máximo proveito do equipamento.
Pelo menos por enquanto, neste campo, não há como dar a volta.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!