Segunda-feira, Outubro 6, 2025

Pixel 10 começou com a Samsung, mas acabou com a TSMC

O Tensor G5 vai marcar um momento histórico para a Google: será o primeiro chip da série Pixel a ser produzido em exclusivo pela TSMC. Mas se achavas que a Samsung já tinha ficado para trás há muito tempo, estarias enganado. Uma nova imagem de um protótipo do Pixel 10 mostra um chip com a inscrição “SEC” (Samsung Electronics Corporation), o que levanta a possibilidade de a Google ter testado inicialmente o seu novo SoC com tecnologia da rival sul-coreana.

Pixel 10 começou com a Samsung, mas acabou com a TSMC

pixel 9a review: o que vale o novo gama média da google?

Portanto, a imagem foi partilhada pelo leaker @Jukanlosreve e mostra um chip com a marca G5 num lado e o já referido selo da Samsung no outro.

Há quem diga que o componente pode afinal ser o módulo de RAM (devido à referência “K3KL4L4”), mas o debate continua aceso, e o mais provável é que a verdade esteja algures no meio. Ou seja, a Google testou várias combinações, antes de tomar uma decisão final.

Samsung falhou… Por isso, a Google saltou do barco!

A verdade é que a Samsung tem tido dificuldades com o seu processo de fabrico em 3nm GAA, com baixas taxas de sucesso, e talvez mais grave que isso, chips que aparecem quase sempre com um desempenho inconsistente.

Isto foi o suficiente para a Google avançar para Taiwan, onde fechou um acordo de vários anos com a TSMC para garantir capacidade de produção dos seus chips de próxima geração. O Tensor G5 será assim fabricado no processo N3E (3nm de segunda geração), e o G6 poderá mesmo dar o salto para 2nm já em 2026. Ou seja, a Google fica ao nível dos melhores chips da Apple e da Qualcomm.

Mesmo assim, a Samsung ainda não está totalmente fora do jogo.

A linha Pixel 10 continua a usar modems 5G da Exynos. Além disso, caso a Samsung consiga recuperar terreno com a sua futura litografia de 2nm. (Que promete alcançar 70% de eficiência de produção nos próximos meses). É possível (e até provável) que a Google volte a olhar para o antigo parceiro com outros olhos.

O que seria bom para todos nós! Afinal de contas, como deve imaginar, ter todos os chips de topo à face da terra a serem produzidos por uma única entidade... Não é muito bom para os nossos bolsos. (Sim, a produção fica mais cara para a fabricante. Mas… Quem paga no final do dia somos nós).

Para já, o mais importante é isto… O Tensor G5 será o chip mais ambicioso da Google até à data! Aliás, a mudança para a TSMC pode finalmente resolver os problemas de aquecimento e performance que assombraram os Pixels anteriores.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙