O Tensor G5 vai marcar um momento histórico para a Google: será o primeiro chip da série Pixel a ser produzido em exclusivo pela TSMC. Mas se achavas que a Samsung já tinha ficado para trás há muito tempo, estarias enganado. Uma nova imagem de um protótipo do Pixel 10 mostra um chip com a inscrição “SEC” (Samsung Electronics Corporation), o que levanta a possibilidade de a Google ter testado inicialmente o seu novo SoC com tecnologia da rival sul-coreana.
Pixel 10 começou com a Samsung, mas acabou com a TSMC
Portanto, a imagem foi partilhada pelo leaker @Jukanlosreve e mostra um chip com a marca G5 num lado e o já referido selo da Samsung no outro.
Há quem diga que o componente pode afinal ser o módulo de RAM (devido à referência “K3KL4L4”), mas o debate continua aceso, e o mais provável é que a verdade esteja algures no meio. Ou seja, a Google testou várias combinações, antes de tomar uma decisão final.
Samsung falhou… Por isso, a Google saltou do barco!
A verdade é que a Samsung tem tido dificuldades com o seu processo de fabrico em 3nm GAA, com baixas taxas de sucesso, e talvez mais grave que isso, chips que aparecem quase sempre com um desempenho inconsistente.
Isto foi o suficiente para a Google avançar para Taiwan, onde fechou um acordo de vários anos com a TSMC para garantir capacidade de produção dos seus chips de próxima geração. O Tensor G5 será assim fabricado no processo N3E (3nm de segunda geração), e o G6 poderá mesmo dar o salto para 2nm já em 2026. Ou seja, a Google fica ao nível dos melhores chips da Apple e da Qualcomm.
Mesmo assim, a Samsung ainda não está totalmente fora do jogo.
A linha Pixel 10 continua a usar modems 5G da Exynos. Além disso, caso a Samsung consiga recuperar terreno com a sua futura litografia de 2nm. (Que promete alcançar 70% de eficiência de produção nos próximos meses). É possível (e até provável) que a Google volte a olhar para o antigo parceiro com outros olhos.
O que seria bom para todos nós! Afinal de contas, como deve imaginar, ter todos os chips de topo à face da terra a serem produzidos por uma única entidade... Não é muito bom para os nossos bolsos. (Sim, a produção fica mais cara para a fabricante. Mas… Quem paga no final do dia somos nós).
Para já, o mais importante é isto… O Tensor G5 será o chip mais ambicioso da Google até à data! Aliás, a mudança para a TSMC pode finalmente resolver os problemas de aquecimento e performance que assombraram os Pixels anteriores.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!