O Telegram serve para muitas coisas. Claro que é essencialmente uma plataforma de comunicação. No entanto é também uma plataforma de partilha. E quando falo em partilha, não me estou a referir a memes ou a coisas com uma dimensão pequena. Estou a falar, em muitos casos, de filmes e até séries já para não falar de jornais e revistas. A questão é que o combate à pirataria chegou ao Telegram e tendo como base a Lei 82/2021 e na sequência do pedido de bloqueio dos grupos e canais efetuado pela VISAPRESS à IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais), a rede social Telegram procedeu ao encerramento de 11 canais que violavam os direitos de autor.
Combate à Pirataria chegou ao Telegram! Cuidado com o que faz
Nas palavras de Carlos Eugénio, diretor executivo da VISAPRESS, “através do Telegram são, diariamente, reproduzidos e colocados à disposição do público ficheiros que contêm publicações periódicas, protegidas pelo direito de autor e conexos, o que resulta no enorme prejuízo para os autores das obras, e o fecho destes grupos e canais é apenas uma gota no oceano da partilha de conteúdos protegidos”.
Existiam até ontem grupos de Telegram com mais de 60.000 pessoas. Ora isto significa que são 60 mil vezes que as obras são vistas sem que seja comprado o jornal ou uma revista.
Esta informação surge numa altura em que foi noticiado em Portugal que foram encontrados deputados da Assembleia de República num grupo de pirataria do Telegram. Ainda a propósito disto e segundo os últimos números, os meios de comunicação social nacionais registaram perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido à partilha de jornais e revistas em redes sociais.
O Telegram parece estar na ordem do dia
De facto, hoje voltou-se a falar num Telegram Premium em que a subscrição vai custar cerca de 5 Euros por mês. Graças a isso teremos acesso a várias funcionalidades.
Assim, a vertente premium vem com bastantes mais valias para quem resolver gastar cerca de 5 Euros por mês. Não existem para já muitas informações, mas ainda assim um canal do Telegram que está sempre atento a tudo o que vai sendo lançado publicou uma lista de novidades a chegar a plataforma:
Entretanto, logo à partida teremos upload de ficheiros de 4GB. Isto pode dar jeito para muita coisa. A isto juntam-se velocidades de download mais rápidas. Outras novidades dizem respeito à conversão de voz para texto que é algo que pode dar muito jeito aos utilizadores.
Para além disso, não haverá qualquer publicidade e teremos o acesso a reações únicas.
Entretanto a isto juntam-se os stickers premium e a gestão de conversas avançadas.
Quem for premium terá também essa indicação no seu perfil com um badge especial, avatars animados e ícones adicionais para a aplicação.
Ou seja parece que existem bons motivos para se dar o salto para a versão Premium. No entanto não se esqueçam que isto chega à custa de um encargo.
Entretanto o Telegram Premium já está disponível na versão para Android desta aplicação, mas por enquanto ainda não é possível subscrever este serviço.