Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Leak
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Petróleo: Nada mudou? A crise vai acontecer na mesma?

por Nuno Miguel Oliveira
21 de Junho, 2026
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Adicionar como fonte preferida

A crise do Estreito de Ormuz é um problema sério para todos nós. Abre, fecha, está aberto e fechado ao mesmo tempo. Já ninguém percebe muito bem o que está a acontecer.

Mas, a realidade é só uma. Mesmo que o estreito abra agora, e nunca mais feche. A crise é muito provavelmente inevitável.

Afinal de contas, estamos literalmente entre 1~3 meses de um choque de abastecimento global que pode fazer disparar a inflação para níveis nunca vistos. O que claro está, vai estoirar com a economia a uma escala global.

Há quem ache que abrir as torneiras do petróleo é como carregar no botão do PC para o tirar do modo de suspensão, mas não é assim que as coisas funcionam.

  • Barril de Petróleo já avisou. Os 2€ por litro são para sempre!

Petróleo parado é um problema

O primeiro grande problema está na própria extração.

Ou seja, quando um poço de petróleo fica selado ou parado durante meses devido à guerra e à instabilidade regional, a água infiltra-se nos reservatórios e destrói a pressão natural. Muitos poços simplesmente perdem a capacidade de extração original para sempre. Para piorar, o crude que fica estagnado arrefece dentro das tubagens, criando autênticos entupimentos de cera em quilómetros de aço debaixo e acima da terra.

Voltar a pôr isto a andar não é um estalar de dedos! Exige puxar tubagens monstruosas para furar a cera física, algo que demora entre semanas e meses.

A situação nas refinarias não é melhor!

Estas megaestruturas foram desenhadas para trabalhar continuamente a temperaturas altíssimas. Quando são desligadas, o metal arrefece e contrai. Qualquer engenheiro te pode confirmar isto. O momento mais perigoso de uma refinaria é o arranque, não a operação em si. Forçar um arranque a frio para responder à pressa à procura do mercado é receita certa para dilatações desorganizadas, falhas, incêndios e explosões que atiram as reparações para anos.

A juntar ao hardware degradado, há uma crise humana gritante.

Estas refinarias perderam muito do seu staff. Os técnicos hiperespecializados e experientes não ficaram sentados ao telefone à espera que a indústria reabrisse. Muitos reformaram-se mais cedo e os restantes levaram as suas famílias para longe daquele barril de pólvora, arranjando empregos noutras indústrias mais seguras.

Vai ser necessário voltar a contratar, e a ensinar como tudo se faz e acontece.

No mar não está melhor.

Se olharmos para o mar, o cenário não melhora. Centenas de superpetroleiros estiveram meses parados nas águas quentes do Golfo Pérsico. O resultado? Mais do mesmo. Nada recomeça de um momento para o outro.

Conclusão

O mercado mundial do petróleo é controlado por algoritmos e contratos de futuros, os chamados “barris de papel”. Quando a crise ficar aparente para todos, os preços vão subir. Talvez de forma incontrolável.

Claro que nada disto está confirmado. Mas o medo é cada vez maior. Sendo extamente por isso que vários especialistas falam cada vez mais do tema. Acima de tudo, é boa ideia ficar atento que vai acontecer nas próximas semanas.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar238EnviarPartilhar42PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

avião

Voar na Europa vai mudar. E vai ser melhor para ti!

2 horas atrás

Europa já testa a nova geração do Ar Condicionado!

9 horas atrás
bateria

O carregamento rápido dá cabo da bateria ou é um mito urbano?

13 horas atrás
volta

Sistema Volta: Era óbvio… Os 10 cêntimos estão a semear o caos!

22 horas atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews

Leak@2026 - Todos os direitos reservados