Petróleo: Quantos litros de Gasolina/Gasóleo tem um barril?

Todos nós, condutores, adoramos reclamar do preço dos combustíveis, porque, claro está, é algo que tem um impacto direto nas nossas vidas, especialmente para quem trabalha deslocado, para além disso, tem também um impacto indireto, visto que o preço dos combustíveis, ou energia, acabam por aumentar tudo aquilo que consumimos no nosso dia-a-dia, graças aos transportes de bens, quase sempre feitos por camião.

Mas faz ideia de como as coisas funcionam? De como as refinarias transformam o petróleo em Gasolina, Gasóleo, ou GPL? Vamos tentar perceber.

Combustíveis: Quantos litros de Gasolina/Gasóleo tem um barril de petróleo?

gasolina

Portanto, o gasóleo, ou gasolina, são produzidos segundo a procura dos mercados, no entanto, não é possível produzir um, sem produzir o outro. Ou seja, do mesmo barril de petróleo, podemos tirar vários produtos, onde também podemos incluir os tão populares combustíveis de referência.

Ou seja, de um único barril de petróleo, é primeiramente possível retirar gás (GPL, Propano, Butano, etc…), posteriormente, é possível retirar Gasolina. Depois destas primeiras etapas, é possível começar a tirar óleos, como o Diesel, e o Querosene. No fim, quando tudo foi extraído, fica o betume, um material crítico para o alcatrão das nossas estradas.

De forma muito resumida, num barril de petróleo, ~20% é gasóleo, e ~40% é gasolina. Tudo o resto é o que já referenciámos, bem como outras matérias primas para plásticos. Ou seja, se um barril tem ~160 litros de petróleo, temos 32L de gasóleo e 64L de gasolina.

Aliás, antes da popularização do Gasóleo em vários mercados, as petrolíferas não sabiam o que fazer ao produto, porque na altura, anos 50~70, este tipo de combustível apenas era utilizado na indústria, e em Camiões ou Navios. Curiosamente, grande parte do diesel refinado foi até despejado no mar, para libertar espaço para outros combustíveis mais lucrativos.

Curiosamente, o nível de procura está agora bastante diferente, com uma grande pressão na produção de diesel. Especialmente agora que o gás russo está fora do alcance Europeu, e por isso mesmo, vai existir uma maior dependência no lado do gasóleo, que também pode ser aproveitado para aquecimento.

É por isto que é expectável um maior encarecimento do diesel nos próximos tempos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...