Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Petróleo desceu, mas preços vão subir. Sabe porquê?

por Nuno Miguel Oliveira
13 de Março, 2022
em Auto
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
5
combustíves, gasolina, gasóleo, meteu combustível
Adicionar como fonte preferida na Google

Neste momento, em que estamos a mais ou menos 12 horas de um novo aumento recorde no preço dos combustíveis, é muito provável que esteja extremamente revoltado com as gasolineiras, e até com o nosso Governo, que apesar de não ser o culpado pelo aumento da matéria prima, parece incapaz de tocar nos cada vez mais pesados impostos em cima da gasolina e gasóleo. (Sejamos sinceros, os toques no IVA/ISP são claramente insuficientes, relativamente aos últimos aumentos!)

Provavelmente, até deve estar mais revoltado nesta altura, depois de saber que em vários países europeus, os preços dos combustíveis já desceram em resposta à queda no preço do petróleo, ao mesmo tempo que houve mexidas nos vários impostos associados às matérias petrolíferas.

Mas, sendo objetivo, sabe como é que funcionam os preços que vemos nas gasolineiras? Vamos por partes!

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →
  • Gasóleo caiu 41,7 cêntimos no Luxemburgo. Cá aumenta 20 cêntimos

Petróleo desceu, mas preços vão subir. Sabe porquê?

combustíves, gasolina, gasóleo


Portanto, apesar dos muitos fenómenos inexplicáveis no mundo dos combustíveis, como é o caso do preço subir que nem uma flecha quando o petróleo sobe, e depois descer que nem uma pena, quando o inverso acontece… Existe mesmo uma explicação plausível para os preços subirem na próxima segunda feira.

É que caso não saiba, o preço nos postos de abastecimento é refletida através de uma média móvel, e não pelos preços diários nos mercados Internacionais. Mais concretamente, a cotação é a ARGUS North Sea Deated Crude, que tem uma média móvel a 10 dias.

Ou seja, apenas quando esta ‘média’ inverter, é que vamos ver um impacto significativo nos preços, esperemos, de queda. Além disto, é também enganador olhar apenas pelo BRENT, visto que a cotação internacional é sobre os produtos refinados e não somente sobre o Crude. É assim também preciso olhar para o Forties, Osberg, Ekofisk e Troll.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

transformar o Google Maps no Waze, Waze faltava, instalar o waze no smartphone, Reportar a polícia no Waze, chegou ao Waze

Armadilha mortal no GPS? O perigo oculto do Waze e Google Maps

por Bruno Fonseca
4 horas atrás

As aplicações de navegação inteligente são ferramentas obrigatórias na nossa rotina diária. Usamos estes sistemas para encontrar o caminho mais rápido para o trabalho. Além disso, tentamos evitar...

waze engana

Waze já mostra semáforos na rota. Mas… Há um detalhe!

por Nuno Miguel Oliveira
6 horas atrás

O Waze começou finalmente a mostrar os semáforos na rota, mas há um pormenor importante que tem de ser referenciado. Pois bem, quem usa aplicações de navegação diariamente...

carros elétricos com 300 quilómetros de autonomia. para quê?

Os carros têm todos o mesmo “sabor”. Sabes porquê?

por Nuno Miguel Oliveira
11 horas atrás

Eu sei que não sou bem uma pessoa "normal". Ou seja, devido ao facto de conseguir testar carros quase todas as semanas, e por vezes até mais que...

a poupar combustível, para gastar menos combustível, meter gasolina com o carro ligado, carro na reserva, meter gasolina ou gasóleo

Combustíveis voltam a mexer antes do pânico

por Nuno Miguel Oliveira
15 horas atrás

Como já deves ter percebido, as negociações entre os Estados Unidos e Irão são um pouco como o teu dia-a-dia. Levantas-te de manhã para ir trabalhar, mas no...

Ler todos os comentários
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados