Pesquisas no Google podem levar a polícia à sua porta!

A Google tem revelado cada vez mais preocupação com os dados dos utilizadores. No entanto, o que é que isto significa ao certo? Não se sabe ao certo. Um conjunto de documentos que chegaram à Internet revelaram que a Google cede muitas informações às autoridades. Nelas estão o histórico de pesquisa de um indivíduo, mas não só. Está também uma lista de pessoas que pesquisaram por determinadas palavras-chave numa data altura. Isto acontece a nível global. O que é certo é que as pesquisas no Google podem acabar na polícia.

Pesquisas no Google podem levar a polícia à sua porta!

Apesar de normalmente o histórico de pesquisas ser obtido com um mandato, provas recentes expostas num tribunal revelam que esta não é a única forma. Por exemplo, nos Estados Unidos, um tribunal pediu à Google informações sobre todos os utilizadores que pesquisaram por uma morada a uma data altura e mais especificamente perto da hora em que um crime ocorreu. Escusado será dizer que a Google cooperou. Assim enviou aos investigadores os endereços de IP de todas as pessoas que pesquisaram por esse informação na altura do crime.

Pesquisas Google polícia

Isto é sem dúvida um método muito útil de obter provas e até mesmo de descobrir crimes. Mas também pode ter muitas consequências para a privacidade.

A diferença dos métodos de investigação mais comuns

Até aqui as coisas eram diferentes. Pedia-se um mandato para um determinado suspeito e todo o histórico era recolhido. Assim se constituía um caso. Agora pede-se informações sobre keywords pesquisadas. Ora nesta pesquisa vão dezenas, senão centenas de pessoas (ou mais).

Pesquisas Google polícia

A questão é esta. Existem preocupações com o que pode acontecer a pessoas que não fizeram qualquer crime e apenas pesquisaram pela coisa errada, na hora errada. Imaginemos que queremos proteger o nosso veículo contra as novas tentativas de furto. Aí podemos pesquisar na Internet por algo como roubar a Volvo. Se pesquisarmos por isso e pouco depois ocorrer o roubo de algumas Volvos, podemos entrar para a lista de suspeitos.

As autoridades apostam cada vez mais nestas iniciativas. Enquanto podem ajudar nas investigações, existem questões válidas acerfca do perigo que representam para os dados pessoais.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Utilizadores estão em choque! Netflix cancelou esta série!

O mundo dá muitas voltas num curto espaço de tempo, e a Netflix tanto é capaz de nos apresentar um par de projetos brutais...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!