Pesquisa da Google: há uma função que deixou de funcionar!

Existem algumas funções na pesquisa da Google muito interessantes. Umas utilizamos mais, outras nem tanto. A que vou falar a seguir é religiosamente utilizada por muitas pessoas, embora tenha tendência a avariar. Agora foi mais um desses casos. Dito isto, a função na pesquisa da Google que avariou está relacionada com lembretes e é muito útil. Na prática ajuda-nos a não nos esquecermos de nada. A última falha foi reportada pelo site Piunika Web e também pelo Android Police.

Pesquisa da Google: há uma função que deixou de funcionar!

Imagem: AndroidPolice

O funcionamento é muito interessante. Imaginemos que estamos na Google à procura de alguma coisa através do nosso smartphone. Entretanto lembramo-nos que há uma série que não queremos mesmo perder. Dito isto, utilizamos a função de pesquisa de voz e dizemos lembra-me de ver a série Loki. E isso assim acontece. Ou devia acontecer. É que deixou de funcionar novamente. Assim, quando tentamos fazê-lo, apenas temos direito a uma pesquisa na Google com aquilo que foi dito por nós como refere o site AndroidPolice.

Curiosamente a mesma função variou uma vez em 2019 e depois duas vezes em 2017. O que não se sabe ao certo é se é mesmo uma avaria ou se a Google resolveu abandonar esta função.

Atenção que podemos também utilizar esta funcionalidade na app da Google.

Assim basta abrir a app e utilizar a pesquisa de voz conforme referi acima. Mas se a Google por um lado quer abandonar umas coisas, por outro, quer apostar noutras!

A interface que conhecemos inicialmente está inalterada e continua a estar inspirada na câmara da Google. No entanto, quando capturamos a imagem, a janela de resultados já apresenta algumas modificações. Começa com um afastamento em relação à imagem capturada para que se possa ver toda a cena.

Entretanto o Google Lens mostra agora diversas acções na parte superior. Podemos ver, por exemplo, a possibilidade de se copiar texto, pesquisar o texto encontrado ou traduzir. Antigamente as acções estavam mais para baixo e como tal era mais mais fácil passarem despercebidas.

Google Lens app

Depois de fazer uma seleção aparece o mesmo painel de resultados antigo. No entanto, agora tem a possibilidade de voltar atrás com o zoom e pesquisar a imagem novamente. Para além disso, quando carrega em algo que não é um texto, ou já está identificado como área de interesse, o Lens leva-nos para a interface que permite escolher uma parte da imagem. Aí podemos ajudar o corte para fazermos uma pesquisa com mais precisão. Isto caso o Lens não tenha reconhecido nada. Ou pelo menos, aquilo que queria que o Lens reconhecesse.

Google Lens app

Estas novidades foram descobertas pelo 9to5Google na versão 12.25 do Google Lens para Android.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!