Alerta! Não faça mesmo isto na pesquisa da Google!

Existem alguns comportamentos que por serem tão normais achamos que nunca nos vão colocar em risco. Não sei se já repararam mas várias pessoas quando querem aceder ao site de uma determinada empresa ou inclusivamente ao banco em vez de digitarem o endereço na barra do browser fazem uma pesquisa na Google. O problema é que ao fazerem isto podem ser levados para um site falso que vai roubar os nossos dados. Isto é uma questão muito importante que foi levantada na página Cibercrime e Prova Digital e que tem mesmo de ser tida em conta já que está a fazer muitas vítimas. É por esse motivo que nunca pode fazer isto na pesquisa da Google.

Alerta! Não faça mesmo isto na pesquisa da Google!

Como é explicado e muito bem a Google é utilizada para enumeras pesquisas. Assim por comodismo preferimos pesquisar no Google do que colocar o endereço na barra do browser, começando por www.(nomedosite).(domínio).

Ao efetuar a pesquisa de bancos pode suceder que lhe surjam resultados em primeira escolha que não correspondem ao verdadeiro domínio do Banco. E isto porque o Google apenas faz uma indexação de sites e se houver alguém que pague publicidade com um domínio falso ele irá surgir no topo das pesquisas.

De facto, a explicação dada aqui não poderia ser melhor!

Mas esta página foi ainda mais longe e assim mostrou exemplos concretos do que pode acontecer.

Alguém pesquisou pelo Novo Banco e devido a uma publicidade que estava ativa caiu numa página que se faz passar pela app desta instituição bancária. Assim nessa altura tentam recolher o maior número de dados possível.

Em menos de nada podemos ter dado a terceiros os nossos dados de acesso ao banco e aí tudo se torna muito perigoso.

É por esse motivo que não devemos pesquisar este tipo de coisas da Google. Ou seja, se queremos aceder ao Novo Banco, por exemplo, temos de escrever o endereço https://www.novobanco.pt/ na barra e não fazer a pesquisa por Novo Banco. Quem diz este, diz outra instituição bancária qualquer ou serviço.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também