O Instagram é uma excelente forma de nos ligarmos a outras pessoas e partilharmos momentos marcantes da nossa vida. Não é exatamente amigo da privacidade, mas isso é algo que nos habituámos a aceitar, para o bem e para o mal. No entanto, a perseguição é uma questão totalmente diferente. Dito isto, vamos explicar-lhe como pode descobrir se está a ser perseguido no Instagram.
Como descobrir se está a ser perseguido no Instagram
Tem alguma razão para pensar que está a ser vítima de perseguição através do Instagram? Se a resposta for “sim”, provavelmente está a pensar como saber se alguém o está a espiar. Eis aquilo a que deve prestar atenção.
Reveja as suas definições de privacidade
Se suspeitar que alguém o está a perseguir no Instagram, a primeira coisa que deve fazer é rever as suas definições de privacidade. Toque nas três barras no canto inferior esquerdo e navegue até Definições e privacidade. Depois dê especial atenção à secção Quem pode ver os teus conteúdos. No caso de estar a ser seguido, ou pensar que pode estar a ser, certifique-se que tem a privacidade da conta definida como privado. Isto significa que apenas as pessoas que aprovou podem ver as suas publicações, gostos e histórias. Se a tua conta for pública, qualquer pessoa pode vê-la, deixar comentários, gostar do teu conteúdo, etc.
Verifique quem está a ver as suas histórias do Instagram
Publica muitas histórias no Instagram? Se sim, isso pode ajudá-lo a determinar se está a ser perseguido. Há uma maneira fácil de verificar as visualizações de histórias do Instagram: tudo o que precisa de fazer é deslizar para cima e verá os nomes de utilizador das pessoas que as visualizaram.
Se alguém que não conhece muito bem, ou que não conhece de todo, está a ver todas as histórias que publica, isso pode ser um sinal de que essa pessoa tem interesse na sua atividade no Instagram.
Ver a sua lista de seguidores
Isto pode parecer óbvio, mas se suspeitar que algo está errado, seria uma boa ideia passar a pente fino a sua lista de seguidores. Mesmo que o seu perfil esteja definido como privado, há sempre a possibilidade de ter aprovado um pedido de seguimento de alguém que não conhece.
De facto, se alguém o estiver a perseguir, pode ter criado uma conta falsa para esse efeito. Em particular, deve prestar atenção a nomes de utilizador vagos e inócuos que não reconhece.
Veja as outras interações do perfil
Um seguidor está a gostar de todas as suas publicações, incluindo as antigas, e a interagir com as suas histórias a toda a hora? Está a receber mais mensagens diretas do que o habitual e alguma delas contém links? Se o seu perfil estiver definido como privado, está a receber constantemente pedidos para o seguir? Estão a vir da mesma conta?
Vale a pena prestar atenção a todos estes fatores. Se alguém o estiver a seguir, é muito provável que não o consiga evitar e que esteja a demonstrar um elevado nível de interesse no seu perfil.
Tome nota de qualquer atividade suspeita
Se acredita em alguma perseguição, deve também tomar nota de qualquer atividade suspeita relacionada com a sua conta. Alguém tentou aceder à sua conta? Se sim, o Instagram tê-lo-á notificado sobre isso, por isso passe os seus e-mails a pente fino (verifique também a pasta de spam).
Entretanto se alguém próximo de si, ou que costumava ser próximo de si, estiver a perseguir, pode ter tentado adivinhar a tua palavra-passe.
Se uma conta preencher todos os requisitos e apresentar continuamente um comportamento suspeito há várias opções. No entanto, o que fazer a seguir depende de quem é o perseguidor. Se for uma pessoa aleatória que nunca conheceu, então o problema provavelmente não será assim tão difícil de resolver. Mas se for alguém que conhece (por exemplo, um(a) ex-parceiro(a), a questão torna-se mais complexa.
De qualquer forma, o que deve fazer primeiro é denunciar o utilizador ao Instagram. Assim, para isso, vá ao perfil do utilizador e toque nos três pontinhos junto ao seu nome de utilizador. Quer o Instagram tome medidas ou não, não há mal nenhum em denunciá-lo. Também deve bloquear ou restringir o utilizador no Instagram e definir o seu perfil como privado, se ainda não o tiver feito.
Se tiver alguma razão para acreditar que o suspeito de perseguição é alguém que conhece ou que te pode assediar na vida real, deve documentar a perseguição. Faça capturas de ecrã de comentários e mensagens inadequadas. Grave vídeos, se necessário, e faça tudo para documentar as provas.
Deve também considerar fortemente a possibilidade de denunciar a pessoa em questão às autoridades.